Das 214 ocorrências registradas durante o primeiro bimestre deste ano em Aparecida de Goiânia, 61 foram cometidas por menores, correspondendo a 28,5% do total. Para o tenente coronel e subcomandante do 2° Comando Regional da Polícia Militar, Mauro Sales de Araújo, esse número é significante, já que em 2012 o índice registrado foi de 16%.
De acordo com o tenente coronel as armas de fogo são encontradas com facilidade em posse desses adolescentes, em sua maioria de uso restrito da polícia, como a ponto 40. “Os crimes mais comuns são roubos, tráfico de drogas, furtos, tentativa de homicídio e outros tipos de violência. Os menores também são encontrados sob efeito de drogas”, comenta.
Ele ressalta que a polícia tem feito o seu trabalho, porém, os infratores não se sentem intimidados em relação às ações realizadas. “Talvez a falta de perspectiva de vida, a fragilidade das famílias e a facilidade do poder criminoso torne mais fáceis atrair o ingresso nesse mundo”, explica o tenente coronel. Para ele algumas medidas podem ser tomadas para melhorar essa estatística, começando pela lei, que deve ser cumprida de forma rígida, aumentar a quantidade de estabelecimentos prisionais e haver uma capacitação para que esses adolescentes não migrassem para o crime e se inserissem no mercado de trabalho.