Qual é o futuro que queremos? Esta foi a questão que inspirou a temática de estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental dos Colégios Maristas como forma de investigar e debater melhores soluções para a construção de um futuro melhor. Uma destas ações é o PIS – Projeto de Intervenção Social, como explica a coordenadora do ensino fundamental do Colégio Marista de Goiânia, Andrea Prado.

“O Projeto de Intervenção Social pretende fazer um protagonismo compartilhado das crianças com os adultos, conseguem pensar em uma forma de intervir nesse mundo, intervir de forma a impactar a vida do outro de forma positiva. Já faz parte do dia a dia das crianças”, afirma.

Os principais temas dos PIS deste ano abordam solidariedade, sustentabilidade e atitudes positivas. Segundo Andrea Prado, na edição deste ano, um dos desafios foi fazer com que os estudantes pudesses interagir com a causa social, em meio às aulas virtuais e o distanciamento social.

“O fato de estarmos online, com esse distanciamento, nós tivemos que pensar em propor a eles algumas situações em que eles pudessem de alguma forma enxergar além. As crianças viram nesse distanciamento uma outra maneira de fazer essa interação e essa intervenção sem necessariamente estarem presencialmente”, esclarece.

Os resultados de ações de solidariedade e ajuda ao próximo como forma de fazer um futuro melhor serão discutidos no 3º Fórum com Crianças, evento on-line que acontece de 26 a 30 de outubro. Sserão mais de 120 encontros entre participantes de quatro estados diferentes, em 12 cidades.

“Esse futuro que elas querem, que é de solidariedade, um futuro de inclusão, de acolhimento, só elas poderão, se a gente trabalhar isso, fazer isso acontecer verdadeiramente”, afirma.

Confira a entrevista a seguir no STM #128