DESÂNIMO

A crise de falta de recursos que afeta as prefeituras está tão séria que pode afetar os projetos políticos de muitos prefeitos para o ano que vem. A opinião é do prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP). “Não há dinheiro federal, não há dinheiro estadual, não há dinheiro para nada… As eleições municipais estão indefinidas. Muitos dos meus colegas estão descrentes de ir para uma reeleição, com certeza 80% não tem motivação para isso”, avalia Magal.  “É muito difícil hoje ser gestor no Brasil: leis muito rígidas, responsabilidade fiscal imensa e, no entanto, não há recursos para bancar as despesas”, ainda disse.

CALDAS NOVAS

Sobre a sua própria reeleição em Caldas Novas, Magal lembra que no seu município – uma das cidades turísticas mais famosas do Brasil –  a situação de caixa e receita é um pouco melhor: “Mas se a eleição fosse hoje, com certeza, eu ia pensar duas vezes. É muito sofrimento e a cobrança da população é muito grande, principalmente com as redes sociais”, admite o prefeito.

MOBILIZAÇÃO

E ontem na Assembleia Legislativa, em evento da Federação Goiana dos Municípios, cerca de 50 prefeitos de todo o Estado participaram de discussões sobre a crise que afeta as prefeituras. Ao final, decidiram que as prefeituras vão paralisar quase todos seus serviços nos dias 29, 30 de setembro e 1º de outubro, além de realizarem uma Marcha no dia 30 aqui em Goiânia para chamar a atenção da sociedade.

DEM E PMDB

O presidente do DEM, senador Ronaldo Caiado, afirma que, em Goiânia, a tendência é mesmo que o partido se coligue a chapa do PMDB. “Nós já temos uma ligação com o ex-governador Iris Rezende”, lembra.

E O PT?

Questionado sobre a defesa que alguns membros do PMDB fazem da manutenção da aliança com o PT,  Caiado disparou: “Respeito esta decisão, mas isso vai ser uma opção que eles vão fazer no momento da campanha. Não cabe a mim, cabe a eles”, afirmou.

ROTA

“O DEM está preparado para um processo de coligação com o PMDB. Se tiver alguma alteração de rota, o partido também saberá apresentar seus nomes”, afirmou, ainda, Ronaldo Caiado.

FEDERAIS

O vice-governador José Eliton Júnior, acompanhado do presidente estadual do PSDB, Afrêni Gonçalves, se reuniu ontem com  deputados da bancada federal tucana em umalmoço em um restaurante em Brasília. Dos 6 deputados, só não compareceram Célio Silveira e o Delegado Waldir. O evento de filiação de Eliton ao PSDB está marcado para o dia 24 de setembro, às 10h, ainda sem local definido.