Se a preparação de Cristiano Ronaldo para a Copa do Mundo foi cheia de turbulências, quando o árbitro apitou o início da partida contra Gana no Estádio 974 em Doha, o português mostrou que continua com a pontaria calibrada e anotou mais um recorde para seu currículo.

Depois de desperdiçar uma boa oportunidade no primeiro tempo, o camisa 7 de Portugal foi derrubado dentro da área e converteu o pênalti que abriu o placar para os europeus no segundo tempo. O gol, além de abrir a contagem para a vitória portuguesa na estreia no Catar, também fez de Cristiano Ronaldo o primeiro atleta da história a balançar as redes em cinco edições diferentes da Copa do Mundo.

Agora o atacante tem anotados um gol em 2006, um em 2010, um em 2014, quatro no Mundial da Rússia em 2018 e o seu primeiro no Catar. CR7 busca marcar o maior número de gols possível em 2022, já que esta será a última Copa do Mundo do craque de 37 anos.

Polêmica

Após deixar a Juventus, CR7 retornou ao Manchester United em 2021 para dar continuidade à história que escreveu no clube inglês entre 2003 e 2009, período da sua primeira passagem. Titular e artilheiro dos Red Devils na temporada 2021/2022 com 24 gols, o português viveu situação totalmente diferente no início da atual temporada.

Depois de perder boa parte dos treinamentos antes do início das competições, Cristiano acabou perdendo espaço com o técnico Erik Ten Hag e passou a ser utilizado em partidas da Liga Europa e contra times de menor expressão.

Nos principais campeonatos, ele muitas vezes ficou como opção no banco de reservas. A situação que estremeceu ainda mais a relação do atacante com o treinador holandês aconteceu em um jogo contra o Tottenham pela Premier League. Insatisfeito, CR7 deixou o banco e foi embora antes do término da partida.

Às vésperas do início da Copa no Catar, Cristiano Ronaldo fez duras críticas à diretoria do Manchester United e ao técnico Ten Hag durante uma entrevista. Esse foi o estopim para que as partes optassem pela rescisão de contrato. O anúncio da saída do craque português do Old Trafford aconteceu dois dias antes da estreia contra Gana.

Experiência x Juventude

Contra a experiência de Cristiano Ronaldo, que é o nono atleta mais velho desta edição da Copa do Mundo com 37 anos esteve a juventude do time de Gana. Tudo porque a equipe africana tem a menor média de idade da Copa do Mundo, com 24,73 anos.

O atleta mais jovem da seleção ganesa é Fatawu, que tem 18 anos e nasceu no dia 08 de março de 2004. Com esta idade ele fica na sexta colocação no ranking dos jogadores com menor idade no Mundial do Catar.

Novidade na arbitragem

Outro detalhe interessante do duelo entre Portugal x Gana foi a arbitragem de Ismail Elfath. Nascido em Marrocos, ele foi bem cedo para os Estados Unidos e por isso apita pela federação norte americana de futebol. Sendo assim, diferente do que a FIFA permite nas partidas da Copa do Mundo, o árbitro africano apitou o jogo de uma seleção do mesmo continente.