De melhor time na fase de classificação a derrubado em casa nas oitavas de final, após ter vencido no primeiro jogo. Assim o Cruzeiro se despediu da Copa Libertadores da América, após ser derrotado por 2 a 0 para o Once Caldas (COL) nesta quarta-feira, em plena Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O Cruzeiro havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1 em Manizales e jogava por um empate, mas tomou dois gols no segundo tempo, com Amaya e Darío Moreno, aos 22 e 26 minutos, respectivamente. A Raposa teve dificuldades desde o início, com a expulsão do meia Roger, aos 30min da 1° etapa, mas aos 11min do 2° tempo, Carbonero também recebeu o vermelho pela equipe colombiana.

Foi a segunda eliminação do técnico Cuca para o Once Caldas, já que em 2004, quando treinava o São Paulo, o time colombiano eliminou o tricolor. Nervoso, Cuca ainda entrou em polêmica com o atacante Rentería, ao desferir uma cotovelada no rosto do jogador, na linha lateral.

Cuca lamentou os desfalques de Wallyson e Thiago Ribeiro, o que tirou do Cruzeiro a principal arma: a velocidade. O treinador também direcionou criticas ao lateral Pablo, que começou bem na partida, mas se perdeu durante a etapa final, assim como a maioria dos jogadores, que ficaram nervosos com a eliminação iminente. Agora, o Cruzeiro tenta se reeguer do baque para encarar a decisão do Campeonato Mineiro, contra o maior rival, o Atlético, já a partir desde domingo