Sagres em OFF
Rubens Salomão

Daniel Vilela volta a lançar Caiado para presidência e governador confirma interesse

O vice-governador Daniel Vilela (MDB) repetiu, agora com mais ênfase, o lançamento de pré-candidatura de Ronaldo Caiado (UB) à presidência da República. O presidente regional do MDB defende que Caiado antecipe a ocupação de espaço no debate público nacional. A estratégia é consolidar projeto antes que nomes de estados maiores se dediquem à disputa. Como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais.

“Eu falei lá na abertura da Tecnoshow que nós, goianos, temos de ter orgulho do senhor e, na frente dos outros estados, lançar e apoiar sua candidatura presidencial. O Humberto Machado (prefeito de Jataí) fez uma brincadeira que tem um fundo de verdade: de o senhor sair do palácio que Pedro Ludovico construiu (Palácio das Esmeraldas) se mudar para o palácio que Juscelino Kubitschek construiu (Palácio do Planalto)”, sugeriu o vice-governador.

Daniel Vilela ainda pediu a Caiado que fizesse um compromisso com os eleitores de Jataí. “O primeiro comício da sua candidatura a presidente vai ser em Jataí. E é um compromisso bom porque o primeiro comício do Juscelino Kubitschek foi em Jataí e ele ganhou a eleição. Então, vamos começar por essa tradição. Inclusive tem condições de ser no mesmo local, no mesmo galpão. E vai ter duas placas: ‘Aqui nasceu Brasília’ e ‘Aqui nasceu a candidatura presidencial do presidente Ronaldo Caiado’”, afirmou.

daniel e caiado
(Crédito: Divulgação)

Resposta

Também em discurso, o governador afirmou que, se for candidato à Presidência, aceitará o convite e fará o primeiro comício de sua campanha na cidade. E fez coro às palavras de Daniel Vilela, de que Jataí tem relevância na história política nacional.

Memória

Caiado lembrou que foi na cidade que JK, então candidato à Presidência, fez a promessa de cumprir transferir a capital para Brasília. Ele prometeu quando fazia o primeiro comício da campanha. Juscelino respondia à interpelação de um morador da cidade, o saudoso seu Toniquinho.

Causa própria

A estratégia de Daniel Vilela, ao lançar Caiado insistentemente, passa também pela busca particular para 2026. Ele trabalha pelo projeto mais viável possível para a própria eleição ao governo estadual.

Meio Ambiente

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) pediu esclarecimentos sobre a derrubada de 40 árvores em Aparecida de Goiânia. Foram notificadas as secretarias do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da cidade. O prazo para a manifestação se encerra no dia 5 de abril.

Retirada

Denúncia do ‘Movimento Cidadão Consciente’ aponta que as árvores foram arrancadas dos canteiros centrais de avenidas. Como no caso da Avenida Flamingo, no Setor Colina Azul, e Avenida Arão de Souza, no Bairro Independência Mansões. Além de um jatobazeiro de 100 anos no Bairro Vera Cruz II.

Barragens

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) identificou falhas na fiscalização de segurança e promoção de medidas educativas relacionadas a barragens hídricas em Goiás. De acordo com um relatório da Gerência de Fiscalização, o estado possui 72 barragens com risco potencial considerado médio ou alto de rompimento.

Orientações

Os dados embasam recomendação do TCE enviada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A pasta garante que acatou as observações feitas pelo tribunal.

Providências

O Tribunal determina que um plano de ação seja apresentado em até 60 dias. Entre as recomendações estão a soluções de problemas identificados, que incluem falhas no sistema de cadastramento de barragens. Além disso, o estabelecimento de diretrizes para as ações de fiscalização e nos procedimentos de licenciamento, outorga e saneamento de irregularidades detectadas.

Oposição

Cinco partidos de centro e de direita criaram na Câmara dos Deputados um bloco que reúne 142 dos 513 deputados. O movimento representa um racha do centrão, que desafia o poder do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O Republicanos, então integrante do do centrão com PL e PP, aderiu agora a MDB, PSD, Podemos e PSC. O bloco passa a ser a maior força política da Casa.

Base aliada

MDB e PSD integram a base de apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, juntos, ocupam seis ministérios. A movimentação tem reflexos no dia a dia das votações no Congresso. Mas também na montagem da base de Lula e na sucessão de Lira em fevereiro de 2025.

Daqui

Deputado federal por Goiás, Ismael Alexandrino (PSD) foi escolhido pelo grupo para atura como um dos vice-líderes do bloco criado.

Leia mais da Sagres em OFF:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.