Antes da bola rolar, o prognóstico é só um: os alemães, jogando em um clima ameno e com um futebol envolvente, tem tudo para atropelar a zebra Argélia. Mas, como na história de Davi e Golias, tudo pode acontecer e o pequeno pode crescer diante do gigante. A história de Alemanha e Argélia será escrita a partir das 17h, no Beira-Rio, e um deles chegará as quartas de final.

A vantagem alemã é mesmo muito grande: são três títulos mundiais, sete finais já disputadas e o maior número de partidas em Copas, contra o time africano que chega pela primeira vez à fase de oitavas de final. Além do mais, pode existir a vantagem física, já que alguns argelinos vão seguir a risca o período do Ramadã, que começou no último sábado e ordena que o indivíduo tem que jejuar da alvorada ao pôr do sol.

O técnico Joachim Low está alheio a tudo isso e preparou a equipe da melhor forma possível, ainda que tenha dúvidas na escalação. No meio-campo, a dúvida é entre Khedira e Schweinsteiger, com vantagem para o segundo, ainda que a questão física do jogador possa pesar. Na frente, Podolski está lesionado e não encara o time argelino. Assim, as possibilidades são Gotze e até o atacante Klose, que já marcou um gol na Copa, mas ainda não foi titular.

No time argelino, a história já foi escrita de chegar tão longe pela primeira vez, mas a festa tem que continuar. O técnico Vahid Halilhodzic não tem nenhum problema e vai com força máxima para encarar os alemães. Isso significa dizer que nomes como Bentaleb, Feghouli e o atacante Slimani estão confirmados e sabem que o páreo é duro, mas entrar como franco atirador pode ser a saída.

FICHA TÉCNICA

ALEMANHA X ARGÉLIA

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data/Hora: 30/6/2014 – 17h
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Auxiliares: Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo Van Gasse (BRA)

ALEMANHA:  Neuer, Boateng, Mertesacker, Hummels e Höwedes; Lahm, Schweinsteiger (Khedira) e Kroos; Özil, Müller e Götze (Klose). Técnico: Joachim Löw.

ARGÉLIA: M’Bolhi; Mandi; Halliche, Bougherra e Mesbah; Medjani, Bentaleb, Feghouli, Brahimi e Djabou; Slimani. Técnico: Vahid Halilhodzic.