Sebastian Vettel confirmou o favoritismo da Red Bull, no final de semana, e conquistou a vitória na primeira corrida do ano do Campeonato Mundial de Fórmula Um. O alemão não foi ameaçado hora nenhuma e venceu de ponta a ponta. Lewis Hamilton foi o segundo e Vitaly Petrov completou o pódio.

A corrida

Na largada, Sebastian Vettel se manteve seguro na ponta. Lewis Hamilton perdeu o segundo lugar para Mark Webber, mas, na primeira curva, o inglês reassumiu sua posição de largada. Felipe Massa fez uma excelente largada e pulou de nono para quinto lugar. Por outro lado, seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, perdeu quatro posições. 

Outro que fez boa largada foi Vitaly Petrov. O russo assumiu a quarta colocação e deixou a briga por posições para trás. Assim como na classificação, Rubens Barrichello rodou logo na primeira volta e herdou a última posição. 

O melhor duelo nas primeiras volta foi entre Felipe Massa e Jenson Button, briga válida pela quinta colocação. O inglês não deu folga para Massa e apertou o brasileiro por quase dez voltas, quando efetuou a ultrapassagem. A briga permitiu que Fernando Alonso, que vinha recuperando as posições perdidas, encostasse nos dois pilotos e quando Massa perdeu a quinta colocação, em seguida, também foi ultrapassado pelo espanhol. No entanto, a manobra feita por Jenson Button para ganhar a posição de Felipe Massa foi considerada irregular, por cortar caminho, e o piloto foi punido com uma passagem extra pelos boxes.

Pastor Maldonado, da Williams, foi o primeiro a abandonar a corrida, na décima primeira volta. O primeiro a fazer o pit stop foi Mark Webber, na décima segunda volta. Alonso e Vettel foram em seguida e optaram, novamente, por pneus macios. Após a parada de praticamente todos os primeiros colocados, Vettel voltou à ponta sem dificuldade.

Na 23ª volta, com problemas, Schumacher também abandonou a prova. Enquanto isso, Rubens Barrichello fazia uma excelente corrida de recuperação e já brigava pela oitava posição com Nico Rosberg. Mas o brasileiro errou e provocou a batida, caindo para a 16ª posição. O alemão logo abandonou a prova, com problemas de motor. Como punição para o toque de Barrichello, o brasileiro foi punido com um drive-through.

Na 27ª volta, Webber fez seu segundo pit stop e optou, novamente, pelos pneus macios. Com isso, Vitaly Petrov, já era o terceiro. Após sua segunda parada, Alonso começou a andar muito rápido e fez a melhor volta da corrida, até o momento, na volta 29.

Faltando 21 voltas para o fim da corrida, Vettel, Hamilton e Petrov fizeram pit stop e colocaram pneus duros. Button foi logo em seguida e também optou pelos pneus duros. Na 39ª volta, o estreante Sérgio Perez, que vinha em oitavo lugar, anotou a melhor volta da prova até aquele momento.

A briga pela terceira colocação se intensificou na 41ª volta. Alonso atacava Mark Webber, mas os dois precisariam fazer um novo pit stop antes do fim da corrida. E o australiano, novamente, foi o primeiro a fazer a terceira troca de pneus, optando por um jogo de pneus macios. Alonso, que parou logo em seguida e colocou pneus duros, ganhou a posição de Webber nos boxes. Com a terceira parada dos concorrentes, Petrov voltava à terceira posição.

Na 49ª volta, Jenson Button assumiu a sexta posição ao ultrapassar, novamente, Felipe Massa. O estreante Sérgio Pérez, com apenas um pit stop, já ameaçava o brasileiro, quando Massa fez sua terceira parada. Após voltar dos boxes, na 52ª volta, Massa registrou a melhor volta da corrida. Na mesma volta, Rubens Barrichello, após uma corrida cheia de erros, abandonou a prova. A quatro voltas do final, Felipe Massa ultrapassou Sebastian Buemi e conquistou a nona colocação.

Por fim, Fernando Alonso esboçou uma tentativa de ultrapassagem sobre Vitaly Petrov, mas o espanhol teve que se contentar com o quarto lugar. Enquanto isso, na 57ª volta, Felipe Massa continuava andando rápido e fez, novamente, a melhor volta da corrida.

Sérgio Pérez, estreante da Sauber, confirmou sua boa corrida, terminando em sétimo lugar, marcando os primeiros pontos de sua carreira. Vitaly Petrov, em seu primeiro pódio, comemorou seu melhor resultado na Fórmula Um.

Confira a classificação final do Grande Prêmio da Austrália:

1 1 Sebastian Vettel RBR-Renault 58 Winner 1 25
2 3 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 58 +22.2 secs 2 18
3 10 Vitaly Petrov Renault 58 +30.5 secs 6 15
4 5 Fernando Alonso Ferrari 58 +31.7 secs 5 12
5 2 Mark Webber RBR-Renault 58 +38.1 secs 3 10
6 4 Jenson Button McLaren-Mercedes 58 +54.3 secs 4 8
7 17 Sergio Perez Sauber-Ferrari 58 +65.8 secs 13 6
8 16 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 58 +76.8 secs 9 4
9 6 Felipe Massa Ferrari 58 +85.1 secs 8 2
10 18 Sebastien Buemi STR-Ferrari 57 +1 Lap 10 1
11 14 Adrian Sutil Force India-Mercedes   +1 Lap    
12 15 Paul di Resta Force India-Mercedes   +1 Lap    
13 19 Jaime Alguersuari STR-Ferrari   +1 Lap    
14 9 Nick Heidfeld Renault   +1 Lap    
15 21 Jarno Trulli Lotus-Renault   +2 Lap    
16 25 Jerome d’Ambrosio Virgin-Cosworth   +4 Lap    
Ret 24 Timo Glock Virgin-Cosworth   +9 Lap    
Ret 11 Rubens Barrichello Williams-Cosworth   +10 Lap    
Ret 8 Nico Rosberg Mercedes GP   +36 Laps    
Ret 20 Heikki Kovalainen Lotus-Renault   +39 Laps    
Ret 7 Michael Schumacher Mercedes GP   +39 Laps    
Ret 12 Pastor Maldonado Williams-Cosworth   +49 Laps