A edição #270 do Debate Super Sábado trouxe a discussão do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, realizada neste domingo (21/11). Sendo a principal porta de entrada para o estudante ingressar em uma universidade, o primeiro dia de provas terá a maior preocupação dos vestibulandos: a prova de redação. Para muitos candidatos, o desafio é garantir um bom desempenho e atingir a nota máxima.

Leia mais: Enem: STJ derruba decisão que suspendia prova de redação

Para falar sobre este assunto, o professor de filosofia e Coordenador do Ensino Médio do Agostiniano Thiago Pinheiro, o professor de história Norberto Salomão e a professora de gramática e redação do Colégio Medicina Késsia de Sá, conversaram sobre os possíveis temas da redação, a repercussão do presidente Jair Bolsonaro durante a semana ao dizer que o Enem será “com cara do governo” e deram dicas para garantir uma boa nota.

Ouça o debate na íntegra:

Além das provas objetivas de linguagens, natureza, matemática e ciências humanas, os estudantes deverão colocar todo o conhecimento na redação. A ansiedade na hora da prova interfere no bom desempenho, já que a produção escrita possui o maior peso na nota, principalmente para quem deseja passar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

“A redação vai de 0 a mil e tem um excelente peso na nota, mas o que acontece, se o aluno zerar acaba prejudicando a aprovação dele pois conta muito. O texto é o único exercício discursivo e isso gera muita ansiedade nos estudantes. No Enem, o aluno está condicionado a marcar múltipla escolha, eles não praticam escrita, então pesa na redação já que os alunos não estão acostumados a escrever. Se não tiver uma boa nota na produção discursiva, ele não ganha bolsa, então é uma preocupação” explica a professora de Gramática e de redação do Colégio Medicina Késsia de Sá.

Especialistas indicam para o aluno concentração na hora de fazer a prova. Focar no conteúdo neste domingo (21), de ciências humanas e redação, além de revisar as dicas e tudo o que foi estudado sobre o tema da primeira etapa.

“Vou produzir um texto, vou falar muito bem sobre o assunto, a questão não é essa. Tem gente que quer fazer um desabafo, um protesto na hora da redação. Ela vai depender da argumentação, dos conectores, do desenvolvimento, da conclusão, isso tem uma técnica muito clara que vai diferenciar entre você tirar, de repente, 560 pontos e tirar 800, 900 ou chegar próximo ao 1000. Isso não está ligado ao talento pra discorrer sobre o tema, mas sim à capacidade de usar as técnicas. Então, quem está em cima da hora, tem um monte de dicas na internet para melhorar sua nota. E para quem esta treinando fazendo duas ou três redações por semana, estão apostando até no tema da educação financeira na escola pública” afirma o professor de história Norberto Salomão.

Repercutiu nos últimos dias, a polêmica envolvendo o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que declarou que a prova do Enem terá a “cara do governo”, levantando dúvidas sobre o sigilo do exame. Entretanto, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que a afirmação de Bolsonaro não convém com os fatos, alegando que não houve interferência na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O que acredito que possa ter ocorrido na prova do Enem são algumas questões relacionadas a algumas temáticas, elas não aparecerem, não terem sido selecionada nos bancos de questões. Por exemplo, na prova passada nenhuma questão falava sobre ditadura militar” pontuou o professor de filosofia e coordenador do ensino médio da escola Agostiniano Thiago Ribeiro.

Assista ao debate dentro do Sagres Sinal Aberto – Edição de Sábado, à partir de 01:09:00

Confira os dias e horários do Enem 2021

21 de novembro – 1º dia

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Saída sem caderno de questões: 15h30
  • Saída com caderno de questões: 18h30
  • Término das provas 1º dia: 19h

PROVAS – 21 de novembro

  • 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias
  • 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias
  • Redação

28 de novembro – 2º dia

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Saída sem caderno de questões: 15h30
  • Saída com caderno de questões: 18h
  • Término das provas 1º dia: 18h30

 
PROVAS – 28 de novembro:
 

  • 45 questões de matemática e suas tecnologias
  • 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias

Ananda Leonel é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Uni Araguaia sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.