Em uma decisão histórica, tomada em 8 de março, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu um importante passo pela igualdade de gênero no futebol nacional. No Dia Internacional da Mulher, a entidade anunciou que competições amadoras podem envolver times mistos a partir de agora. Ou seja, sem distinção de sexos entre os atletas.
A iniciativa se aplica, sobretudo, para as categorias de base. Prática já adotada por França, Alemanha e Inglaterra, foi justificada para “reparar a injustiça histórica cometida contra o futebol das mulheres, proibido no Brasil por longos 38 anos. Mesmo após a revogação da proibição, continuou a sofrer com a discriminação e a falta de incentivos”.
A regulamentação do futebol misto foi elogiada por Pia Sundhage, treinadora da seleção feminina, que destacou que, “quando pequena, eu jogava ao lado de meninos”. De acordo com a sueca, “isso não tem nada a ver com meninos ou meninas, e, sim, com o futebol. Se conseguirmos criar espaços onde se pratica o futebol, não importa se é uma menina ou um menino. É uma oportunidade muito grande”.
Reflexos no futebol goiano
Em Goiás, entretanto, a nova regra teve diferentes recepções. A fim de entender o reflexo da medida no estado, Wendell Pasquetto e Charlie Pereira levantaram o tema na edição 137 do Debates Esportivos, que contou com personagens do futebol feminino e das categorias de base locais.
Participaram da discussão Patrícia Menezes e Luiz César, dirigentes do Aliança, time mais tradicional do futebol feminino de Goiás. Além disso, as jovens Sthefany e Bárbara, atletas da equipe, se mostraram a favor da decisão ao ressaltar a falta de competições para as mulheres no futebol goiano.
O ex-lateral Wilson Goiano, responsável por um centro esportivo em Trindade que pela primeira vez disputará campeonatos juvenis, viu com bons olhos e já pretende implementar times mistos. Mário Henrique, treinador do time sub-20 do Goiás e experiente no futebol de base, também deu a sua opinião sobre o assunto.
Confira a edição 137 do podcast Debates Esportivos
Podcast
Há 30 anos, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano com os principais fatos do esporte em Goiás com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. A partir de agora, em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano.