Árbitro Wilton Pereira Sampaio (Foto: Daniel Teobaldo / CBF News) 

Dois dos principais campeonatos estaduais do Brasil – Paulista e Mineiro – terão VAR – árbitro de vídeo – em 2019. A definição aconteceu nesta terça – feira (23), nos conselhos técnicos que definiram detalhes das duas competições. E no Campeonato Goiano, também existe esta possibilidade?

“A ideia nossa é constar no regulamento do Campeonato Goiano a possibilidade de utilização do VAR. Acho importante ter, principalmente nos dois jogos finais, pois assim passamos uma segurança pra arbitragem, atletas e as duas diretorias”, revelou o presidente da FGF,

André Luiz Pitta explicou que a FGF pode buscar um patrocinador específico para o VAR, e que também vai colocar no regulamento do próximo Estadual, que os clubes podem utilizar a tecnologia em qualquer jogo, desde que banque as despesas.

“Podemos tentar um patrocínio específico para ter o VAR nos jogos finais. É uma questão que vamos conversar com os clubes, que se quiserem, em determinada partida, podem utilizar o recurso, não só nos jogos finais, mas em outras partidas também. Essa possibilidade também vamos fazer constar no regulamento”, explicou André Luiz Pitta, que deve marcar o conselho técnico do Campeonato Goiano 2019 para a semana que vem.

 VAR no Paulista e Mineiro

No Paulistão, a tecnologia será utilizada a partir das quartas – de – final e será bancada pela própria Federação, com o custo de R$ 30 mil por jogo. A empresa Hawk-Eye Innovations, responsável pela arbitragem de vídeo na Copa da Rússia, é quem vai implantar o sistema no Campeonato Paulista.

Já no Campeonato Mineiro, o VAR será utilizado nas sem i- finais e final, mas apenas em estádios homologados, ou seja, que tenham estrutura para receber os equipamentos. A Federação Mineira de Futebol informou que vai custear as despesas com a tecnologia.