Nelson Jr./SCO/STF
O Supremo Tribunal Federal já tem maioria a favor da tese de que réus delatados têm o direito de falar depois dos delatores. O advogado e pós-doutor em Direito Constitucional, Clodoaldo Moreira, explicou em entrevista à Sagres 730, nesta sexta-feira (27), que a decisão tem um caráter importante porque a partir do momento que o Supremo Tribunal Federal decidir que é direito dos réus se manifestarem após a delação premiada, automaticamente, isso gera a possibilidade de anular todas as decisões que foram proferidas até o presente momento.
A decisão final ficou para a próxima semana, quando também será decidido de que forma o julgamento vai impactar nas sentenças da Lava Jato. O advogado e pós-doutor em Direito Constitucional pontuou que, caso a decisão for favorável, isso vai gerar uma “certa insegurança jurídica” e explicou o motivo. “Porque já temos uma sentença, então se a pessoa nesse caso quiser alegar nulidade vai ser um direito dela, por meio dos advogados, justificarem isso”, disse.
Clodoaldo Moreira ainda pontuou que na prática a Constituição Federal assegura a ampla defesa e o contraditório como garantias constitucionais de todas as pessoas. “A justificativa ontem do Supremo Tribunal Federal, ao entender que os réus devem se manifestar posteriormente a delação, é sobre a égide e por segurança jurídica, que é o que, que cabe ao réu ter a palavra final, porém, um dos ministros alegou o seguinte, que deve o réu justificar prejuízo a sua defesa, para que seja anulado”.
De acordo com o advogado, o Supremo Tribunal Federal vai analisar qual será o efeito. “Se anula ou não anula todas as decisões desses julgamentos”, afirmou. “Isso vai ser muito importante porque vai colocar em xeque tudo que foi feito até o presente momento”. Os ministros que votaram contra a anulação de sentenças foram, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux. Já os ministros que votaram a favor das anulações das sentenças foram, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia. Ouça a entrevista com o advogado e pós-doutor em Direito Constitucional, Clodoaldo Moreira, na íntegra:
{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/687617488&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}