A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio do Núcleo de Defensorias Especializadas da Infância e Juventude da Capital, instaurou um Procedimento Preparatório para Propositura de Ações Coletivas (PROPAC) a fim de averiguar notícias em relação à possível interrupção em massa dos contratos de aprendizagem do programa estadual Jovem Cidadão.

+ Leia Mais: Deputados condenam interrupção de contratos com 5 mil jovens

+ Leia Mais: Jovem Cidadão começou há 40 anos

+ Leia Mais: MPT notifica Secretaria para esclarecimentos sobre suspensão do “Jovem Cidadão”MPT notifica Secretaria para esclarecimentos sobre suspensão do “Jovem Cidadão”

Nesta sexta-feira (1/3), a DPE-GO atendeu mais de 15 jovens, a maioria oriundos de família em situações de vulnerabilidade social, que relataram notícias do desligamento assim como a grande preocupação com a expectativa de interrupção do programa.

Em Goiás, o programa estadual Jovem Cidadão emprega cerca de 4 mil adolescentes, sendo uma oportunidade para ingresso no mercado de trabalho e transformação social. Cerca de 100 jovens manifestaram em frente o Centro Administrativo contra a decisão de suspender o programa laboral juvenil.

{source}
<blockquote class=”twitter-tweet” data-partner=”tweetdeck”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Jovens Aprendizes realizam protesto na praça cívica contra o cancelamento do programa <a href=”https://twitter.com/hashtag/JovemCidadao?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#JovemCidadao</a> <a href=”https://t.co/CLKheaLksM”>pic.twitter.com/CLKheaLksM</a></p>&mdash; Rádio Sagres 730 (@sagres730) <a href=”https://twitter.com/sagres730/status/1101571319110475778?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 1, 2019</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}

História

O programa Jovem Cidadão começou há 40 anos e já atendeu a mais de 100 mil famílias em Goiás. Ele faz parte das políticas públicas de desenvolvimento social e atua na formação de jovens de baixa renda e na inserção de pessoas com deficiências no mercado de trabalho.

O programa desenvolvido pela Rede Nacional Pró-Aprendiz (Renapsi) foi iniciado em Goiás e replicado em vários Estados. Conta atualmente com mais de 30 mil jovens aprendizes em atividade no Brasil. Em Goiás são 10 mil jovens em formação e inseridos no mercado de trabalho, 5 mil no Estado e 5 mil em empresas privadas.