(Foto: Montagem / Sagres On)

O tema transporte coletivo estará na pauta de reunião entre o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), marcada para a próxima sexta-feira (15). A data foi confirmada pelo prefeito Iris, em declaração concedida à Rádio Sagres 730.

A reportagem questionou o prefeito Iris quanto a possível saída do Estado do processo de governança do transporte, iniciando pela retirada da Agência Goiana de Regulação (AGR) do processo de fiscalização do transporte (matéria sobre o assunto está na Comissão Mista da Assembleia Legislativa) e posteriormente com a saída do governo estadual da Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC).

Iris Rezende afirmou que dentro de Goiânia, ele tem competência da fazer ações relativas ao transporte, mas ele reconhece que há atribuições do Estado no sistema de transporte, por exemplo, nas linhas intermunicipais. Iris deixou a entender que não é favorável a saída do governo estadual da Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo.

Leia + Aumento de tarifa só será aprovado depois da reestruturação do sistema de transporte, diz prefeito de Trindade

O prefeito de Goiânia recentemente recebeu o presidente da CDTC e prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB). Iris declarou que há situações, que nem ele, nem o prefeito Jânio podem fazer, mas somente o Estado.

“Eu para administrar o transporte em Goiânia me sinto extremamente competente, mas a região metropolitana já entra a responsabilidade do governo estadual, porque as linhas intermunicipais são de responsabilidade do governo, então não posso, nem eu, nem o Jânio Darrot podemos decidir sozinhos sem a participação do governo estadual, é uma questão de competência legal”, afirmou.

Iris Rezende declarou que espera um diálogo entre Estado e Municípios que produza resultados. “Mas eu não tenho dúvidas que as prefeituras, os municipios da região metropolitana, a prefeitura de Goiânia, o governador do Estado, todos estaremos de mãos dadas para encontrar uma solução da população da nossa região”.

Veja + Iris sugere a Caiado privatização do Eixo Anhanguera

Iris e Caiado concordam em um ponto a privatização do Eixo Anhanguera. Os dois já declararam em entrevistas à reportagem da Sagres que o serviço oferecido pela Metrobus não está em nível satisfatório. A proposta de privatização foi sugerida por Iris e Caiado já acatou.

Entenda + Caiado diz que acatará sugestão de Iris para privatizar Eixo Anhanguera

(Foto: Prefeitura de Goiânia)
iris e caiado foto prefeitura de goiania