A cidade padece com o populismo e o fato é que o goianiense paga a demagogia dos governantes. Um exemplo recorrente é a frouxidão com que a prefeitura da Capital trata os vigiadores de carro. Para os esquerdistas do Paço Municipal, os flanelinhas são coitadinhos que estão nas ruas em busca de uns trocados. Vigiador de carro não tem nada de coitado, pois ganha bem, recebe em dinheiro vivo e o motorista é que morre na nota. Coitadinho é o motorista que cai nas mãos leves dos extorsionários.
{mp3}stories/audio/2013/Marco/acidadeeofato-12.03{/mp3}
As maiores vítimas são as mulheres. Elas encostam o veículo e os vigiadores já encostam nelas. Não apenas encostam. Eles enfrentam. Quando falam que vão dar “uma olhada”, realmente, dão uma senhora olhada:
olham a senhora de cima a baixo,
olham o carro por dentro e por fora.
A mulher se sente ameaçada pela presença, que intimida, e pelas palavras, que asfixiam. A motorista é obrigada a concordar com a doação na marra de seu minguado dinheiro. Nessas mulheres o prefeito não pensa, só pensa em arrancar o voto dos extorsionários. Além de conivente com o delito, está sendo burro: Goiânia tem 2 mil vigiadores de carro e 800 mil motoristas.
É lamentável que a Polícia Militar faça parte do esquema de acobertamento dos flanelinhas. Pior ainda. É lamentável que os flanelinhas façam parte da Polícia Militar. Afinal, os vigiadores de carro receberam crachá, autorização e uniforme distribuídos pela PM. O absurdo ocorreu no governo anterior, mas o atual mantém os vigiadores com documentos e farda. Em vez de a força de segurança proteger a população, ela protege seus iguais, os vigiadores. O povo paga o salário da polícia e a polícia passa a mão na cabeça de quem passa a mão no dinheiro do povo.
Claro que nem todo vigiador de carro comete crimes, mas a população não merece ser achacada. A tranquilidade das pessoas e a integridade de seus bens são tarefas do poder público. Se o prefeito e o governador não conseguem cumprir o mínimo, que renunciem, mudem de ramo, vão vigiar carro, que inclusive rende até um salário melhor.