Como todos sabem, nesta segunda-feira, (12), foi feita a eleição no Clube dos 13 para os próximos três anos e Fabio Koff – candidato da situação –  foi eleito pela sexta vez para presidir esta entidade que agrega os grandes clubes do Brasil. Por 12 votos a 8 ele derrotou o candidato  da oposição, o ex-radialista e atual milionário Kleber Leite, um queridinho da Rede Globo de Televisão e uma espécie de parceiro da CBF, com quem tem parceria através de sua empresa de marketing com contratos pra lá de milionários.

Existe uma briga de bastidores entre a Globo, que detem os direitos exclusivos de transmissão do Campeonato Brasileiro até 2011, com a atual diretoria do C13, pois a Globo não quer nem ouvir falar em aumento de preço para o novo contrato e tem uma ameaça séria ao seu monopólio que se chama Rede Record de Televisão, que tem sido uma pedra no sapato da nossa “Estrela Guia” que nos direciona para onde ela quer. Fernando Collor, novelas, Big Brother etc. E todo mundo bate palmas.

PROPOSTAS

Pois bem, Fábio Koff pretende fazer mudanças profundas na estrutura do futebol brasileiro. A primeira delas seria acabar com os Campeonatos Estaduais, ressuscitando os Campeonatos Regionais, como a Copa Centro-Oeste.

Outra mudança seria a formação de Ligas independentes para minar o poderio da CBF, que hoje deita e rola em cima dos Clubes, tornando seu presidente um verdadeiro Rei do Oriente, paparicado por muita gente, inclusive os presidentes de federações.

Outra proposta seria ampliar o numero de clubes/membros do Clube dos 13, dos atuais 20  para 40, cujos participantes seriam as equipes da Serie B. Koff acha que assim teria mais força politica para negociar em melhores condições a Cota de TV no brasileiro. Hoje, a Globo paga pelo campeonato cerca de R$ 960 millhoes e Fábio Koff entende que esse valor deveria ser hoje no mínimo R$ 2 bilhões, ou seja, uma diferença astronõmica.

Como a “Estrela Guia” ficou sabendo disso, tratou logo de defender seus interesses acionando seu ex-inimigo e hoje amigo ferrenho, Ricardo Teixeira, que por acaso é o presidente da CBF. Este, por sua vez, acionou seu parceiro Kleber Leite, para que este formasse uma chapa com o apoio da Globo e CBF para apear Fabio Koff do poder. Acontece que esse pessoal calculou mal, não sabia que o homem era tão forte assim e perdeu feio.12 a 8.

DENÚNCIA NO CORREIO

Mas qual a  denúncia grave que o título desse artigo traz?  O jornal Correio Brasiliense, que é o impresso mais lido no Distrito Federal, trouxe uma matéria abordando esse assunto e fazendo um raio-X dos clubes votantes e as razões de cada um para justificar seu voto.

O que mais me chamou a atenção foi a relação com o Goias Esporte Clube. Todo mundo sabe que foi feito um convite para o presidente do Goias, Syd Oliveira Reis, para ser vice presidente na chapa da situação. Eu achei que seria ótimo para nosso representante esta possibilidade de fazer parte da diretoria desta entidade, e disse que o nome ideal para esta vice-presidencia seria do Edminho Pinheiro, que hoje conhece bem as entranhas do futebol. É um moço jovem, inteligente, experiente e é conhecido lá fora.

O presidente Syd aceitou prontamente tal convite e até deu entrevistas orgulhoso pela deferencia. Mas, repentinamente o Goias mudou de lado e passou a apoiar a chapa de oposição com a alegação inicial de que tinha uma dívida de gratidão com Kleber Leite, pois este teria sido fundamental pela inclusão do Goiás no Clube dos 13. Nesse caso, posso até não concordar com essa mudança depois de dar a palavra para Koff, mas vou entender que ser grato a alguém que nos ajudou é uma boa coisa. É uma virtude.

O Correio, ao abordar esse assunto, disse que as razões principais da mudança de lado do Goias teria sido a situação financeira gravíssima. isso não é novidade para nós, pois, de fato o clube está com sérias dificuldades financeiras, como  99% dos times brasileiros. Mas o que o jornal informa, e que julgo extremamente grave, é o fato de que o outro motivo para  tal mudança, seria o receio dos dirigentes do Verdão de caír para a Seria B já que, de acordo com o jornal, o Goias teria escalado jogador de maneira irregular no Campeonato Brasileiro. A matéria não afirma isso, mas sugere, e não cita o nome de jogador que teria jogado irregularmente.

Algo  grave ao extremo. Penso que, se o Goias não tiver culpa nisso, seus dirigentes devem agir rapidamente para que isso não se alastre e o clube fique com essa mancha na sua história. A imagem apresentada pelo jornal é de que o Goias seria um clube de esquema e corrupto que se beneficiou de uma irregularidade, e para não ser punido se submeteu à pressão.

Um clube sério não pode admitir isso jamais. É muito grave esse tipo de notícia e seus dirigentes não podem admitir e devem ir em busca dos esclarecimentos e da reparação se for o caso. O que não pode é ficar essa dúvida no ar, pois certamente essa incerteza traria um prejuízo incalculável ao clube – principalmente moral.