Sagres em OFF
Rubens Salomão

Denúncias de tortura sobem 126% em presídios goianos, registra Pastoral Carcerária

As denúncias de episódios de tortura no sistema prisional de Goiás cresceram 126% no ano passado, segundo dados da Pastoral Carcerária Nacional. Os casos saltaram de 11, em 2020, para 26 em 2021. As acusações relatam agressões físicas e verbais e uso de instrumentos de tortura, spray de pimenta, bomba de gás lacrimogêneo e bala de borracha. Há ainda registros de violações do direito à visita, falta de assistência à saúde, acesso negado a alimentação e água e incomunicabilidade.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Em carta publicada no início deste mês e assinada por 140 organizações de 18 estados brasileiros, a Pastoral questiona: “Em Goiás, a tortura está sendo implementada como um ilusório método de controle, ao arrepio da lei, ao invés da implementação de verdadeiras políticas públicas?”. A nota de repúdio ainda pede abertura de investigação sobre as denúncias e a exoneração do diretor-geral de Administração Penitenciária do estado, Josimar Pires Nicolau do Nascimento.

O texto cita reportagem do jornal El País que mostra Nascimento confessando, em áudio vazado de reunião na Penitenciária Odenir Guimarães (POG), supostas ameaças e agressões contra presos. “Nos sentimos obrigados a perguntar se, talvez, não seja esse o conjunto de ‘qualidades’ que o governo do estado espera encontrar em alguém designado para ocupar o cargo em questão, uma vez que ignora as denúncias feitas”, segue a nota de repúdio.

Foto: Entrada da Penitenciária Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia. (Crédito: João Sergio – MP-GO)

Sem provas

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária afirmou, ao jornal Folha de S. Paulo, que, depois de apuração interna, ficou constatada a falta de materialidade das provas contra Josimar Pires Nicolau do Nascimento. “Foi garantida a presunção de inocência do servidor e arquivamento dos autos”, diz o órgão.

Foto: Vistoria à POG do promotor de Justiça Bernardo Morais, após motim, em fevereiro de 2021. (Crédito: MPGO)

Serviços

Sobre o aumento de denúncias apontado em dados da Pastoral, a Administração Penitenciária afirma que todas as reclamações protocoladas nos canais oficiais são apuradas e que familiares e advogados estão mantendo contato com os custodiados. Além disso, o Estado fornece, diariamente, três refeições, além de entregar alimentos e produtos de higiene enviados por familiares.

Veto!

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) confirmou veto ao projeto do vereador Clécio Alves (MDB) que previa a mudança do nome da Avenida Castelo Branco para “Avenida Iris Rezende Machado”. A alteração foi aprovada na Câmara Municipal, mas foi vetada depois de orientação da Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Vontade local

A PGM argumentou que a denominação de vias e logradouros públicos só pode ser “apresentada, discutida e votada se tiver a aprovação da maioria dos moradores” locais. A orientação ao prefeito lembra, inclusive, que seria necessário um abaixo-assinado com nome e endereço dos moradores.

Definido

“Não há qualquer manifestação dos moradores da Avenida Castelo Branco. Não se encontrou qualquer abaixo-assinado, com nome e endereço dos moradores, anuindo com a alteração da denominação da avenida. Diante disso, forçoso reconhecer que o autógrafo de lei objeto dos autos não está em conformidade com a legislação vigente, por isso faz-se necessário o seu veto integral”, assina o prefeito.

\Foto: Prefieto Rogério Cruz e Iris Rezende (Crédito: Samuel Straioto/SagresOn)

Justiciário

O advogado Laudo Natel Mateus será o novo juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para ocupar a vaga de jurista decorrente do término do primeiro mandato de Sérgio de Abreu Cordeiro Magalhães.

Carreira

Laudo atua nas comarcas de Goiânia e Caldas Novas, nas áreas do Direito Processual Civil, Público, Eleitoral e Administrativo. Além disso, o advogado é professor, e coautor do livro Aplicação Imediata do Novo CPC ao Processo Eleitoral, escrito com Marlon Reis e José Herval Sampaio.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.