O bem mais precioso de um ser humano é a vida. Aqueles que a deixam podem contribuir mesmo sem ela para alongar anos de outras pessoas. Foi comemorado o dia nacional de doação de órgãos e tecidos. Em Goiás atualmente cerca de mil e seiscentas pessoas estão na fila esperando para receber um órgão novo. O diretor da central de transplantes da secretaria estadual de saúde, Luciano Leão, descreve que os países que mais investiram em educação, em conscientização quanto à doação de órgãos, mais tiveram resultados positivos.
“Os países que estão mais a frente no mundo dos transplantes eles investiram em educação dos jovens, desde a infância, a adolescência procurando criar uma cultura de transplantes. É o que nós estamos fazendo no Brasil. Por que como que nós vamos pedir para que um parente doe um órgão do seu ente querido se a pessoa não entende nada. Não sabe a importância ou o alcance social, porque doar um órgão é um gesto de amor. É desde a infância que temos que criar essa cultura”, explicou o diretor.
No dia nacional de transplantes, crianças de escolas estaduais foram levadas para o Parque Cascavel. O intuito foi de plantar 100 mudas de árvores e mostrar as crianças que da mesma forma que elas podem plantar uma árvore, ou seja, dando vida ao verde, também podem contribuir para a vida de um semelhante ao doar órgãos e dizer aos pais a importância deste ato. Goiás ficou dois anos sem realizar um transplante de coração na rede pública. Luciano Leão descreve que o Hospital Santa Casa de Misericórdia, está credenciado e autorizado a fazer transplantes de coração.
“Muito boa à novidade, agora a Santa Casa vai começar os transplantes cardíacos que haviam sido suspensos. Nós já tivemos anteriormente, transplantes cardíacos em Goiás, mas de dois anos que nós não realizávamos. A Santa Casa já credenciou a equipe, já está devidamente regularizada e legalizada. Em breve nós teremos a notícia de retomarmos o primeiro transplante cardíaco e vai ser uma notícia excelente para todos nós”, salientou.
De janeiro a agosto de 2012, foram realizados mais de 730 transplantes em Goiás.