Um forte temporal no final de semana inundou a cidade turística de Lagoa Santa, no Sul do Estado. Na noite de sexta-feira, o rio Aporé transbordou inundando rapidamente a região central. Mais de 100 imóveis, sendo 10 pousadas ou hotéis foram alagados.

O comandante dos Bombeiros de Jataí, coronel Múcio Ferreira disse à Rádio 730 qual a situação no município após o temporal. Segundo ele, o nível da água subiu de tal forma que alagou, totalmente, cerca de 10% da cidade. O centro da cidade, onde existem vários hotéis e estabelecimentos comerciais, foi atingido.

“Os prejuízos foram relevantes, até porque é um município que vive do turismo. O atrativo é a Lagoa Santa, de águas termais. As águas do rio também atingiram essa lagoa, que não está podendo ser utilizada”, disse comandante.

Porém, de acordo com o secretário de administração do município, José Carlos de Oliveira, a situação no município já está se normalizando. “Em cinco dias a lagoa deve voltar à situação normal, a água já está recuando”, informou.

Ouça a entrevista com o secretário de administração

{mp3}stories/audio/Reportagens_Jornalismo/2010/Janeiro/lagoasantaentrevista{/mp3}

De acordo com o secretário, a energia elétrica que foi interrompida já está sendo reestabelicida e garante que para a festa de Carnaval, época em que a cidade recebe grande número de visitantes, o município estará pronto para receber os turistas. “Vamos ter a festa normalmente”, garantiu.

Há exatamente um ano, o rompimento da barragem da usina hidrelétrica Espora na cidade de Aporé inundou plantações e danificou casas no sul do Estado. A barragem cedeu em um trecho de 100 metros de extensão.