Está em tramitação na Câmara Federal, o projeto de lei que subtrai e que limita nas eleições proporcionais, a capacidade do chamado “puxador de votos” de eleger outros candidatos da mesma coligação.
A autoria do projeto é da Deputada Flávia Morais (PDT). Segundo ela, este e outros projetos fazem parte da reforma política. “Ele tenta corrigir algumas distorções que hoje existem no processo eleitoral”.
A deputada afirmou que o projeto visa dar maior transparência às eleições. “O mecanismo que encontramos é limitar a contagem do coeficiente para a votação de um candidato. O que deve se buscar é o interesse do povo que quer uma eleição transparente e simplificada”, explica.
Sobre as recentes acusações do Ministro Carlos Luppi, que também é do PDT, a deputada não entrou em detalhes, mas disse que a prioridade é caminhar com a base aliada da presidenta Dilma Rousseff. “O partido é uma história”.
Na sexta-feira (11), em um encontro na cidade de Porangatu, o PSB propôs a união dos partidos da base em todos os municípios brasileiros. Para a deputada, devem-se priorizar as tendências dentro do partido.
“Uma imposição estadual ou federal para dentro do município pode ser um atropelo. Devemos priorizar uma linha ideológica respeitando as histórias de cada município”.