O deputado Jardel Sebba (PSDB) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira, 23, requerimento pedindo a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de investigar as causas do endividamento do Estado.

Conforme o requerimento, a CPI deverá ser formada por cinco parlamentares, com prazo de 45 dias para conclusão dos trabalhos, prorrogáveis se necessário.

O deputado Luis Cesar Bueno (PT), em discurso na Assembléia Legislativa nesta terça-feira criticou o que chamou de “hipocrisia” por parte dos tucanos. Para ele, a proposta vai contra todas as instituições fiscalizadores do Estado. “Está no balanço, é um dado público, disponível para todo mundo, não precisa de CPI”, disse o petista.

Clique aqui e leia mais sobre o déficit do Estado

 Luis Cesar Bueno lembrou ainda que o balanço das contas dos últimos anos foi aprovado em plenário por unanimidade. “As contas do último ano do Governo Marconi Perillo foram relatadas pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Edson José Ferrari, e ali estão os dados da dívida consolidada, da dívida flutuante e dos restos a pagar”, afirmou o petista.

Luiz César Bueno também diz que o mesmo TCE, ao analisar as contas do Governo de Alcides Rodrigues (PP), mostra uma diminuição da dívida do Estado.

“Se alguma CPI precisa ser feita, é preciso fazer uma CPI contra o TCE, contra a Comissão de Finanças e contra o plenário da Casa. Nós aprovamos esse relatório do Ferrari que mostra o déficit deixado pelos tucanos”, concluiu.