O PMDB teve função decisiva para as principais vitórias do PT nas eleições municipais deste ano, em Anápolis e Goiânia. A reeleição de Antônio Gomide em Anápolis já estava encaminhada e se concretizou com os 88,9 por cento dos votos recebidos pelo prefeito. Já a escolha pelo petista Paulo Garcia, em Goiânia, contou com a influência determinante do ex-prefeito Iris Rezende.
O deputado Sandro Mabel, do PMDB, deixa claro que este apoio dado ao PT deve ser retribuído com o apoio a um candidato peemedebista ao governo do estado em 2014. “Eu acredito que o PT não vai lançar candidato, PT tem um acordo com o PMDB, nós apoiamos a prefeitura de Goiânia e Anápolis e publicamente o PT através do Valdi Camarcio e de seus líderes declararam que o PT apoia o candidato a governador do PMDB em 2014. Então eu acho que o PT não tem esse direito, agora direito é palavra é uma coisa que não está escrito só tem que cumprir. Eu acredito que o PT é um partido de cumprir palavras, o PMDB foi muito correto com ele. Nós poderíamos ter soltado um candidato a prefeito de Goiânia no primeiro turno, não fizemos para respeitar esse acordo. O que eu acredito que será feito em 2014 para governador o PT apoiando o PMDB”, salientou.
O ex-prefeito Iris Rezende contemporiza e afirma que a composição de candidatos de oposição ainda deve ser discutida e que nada está acertado. “Tudo é possível desde que o processo seja conduzido, seja movido pelo espírito público, pelo sentimento de pátria. Quando a política é feita assim, tudo é possível. E quanto maior o número de possíveis candidatos, melhor para que as lideranças tenham um leque realmente amplo para escolher o melhor e com isso ganhar a eleição”, explicou.
Já o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, do PT, descarta a possibilidade de ser candidato ao governo e explica que os partidos devem ter maturidade para chegar a melhor decisão. “Os nossos partidos são maduros, são partidos que seguramente estão juntos e que são calejados e saberão no momento oportuno apresentar os nomes para o processo eleitoral. Nós temos vários nomes, PT, PMDB. A minha função é administrar Goiânia”, ressaltou.
Com informações do Repórter Rubens Salomão.