(Foto: Rubens Salomão / Sagres Online)

O deputado Álvaro Guimarães (DEM) desistiu de sua candidatura a presidente da Assembleia Legislativa na noite desta quarta-feira (30) e o deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) consolidou o apoio de 31 dos 41 deputados estaduais e deve ser candidato único a presidente na eleição da mesa diretora que ocorrerá nesta sexta-feira (1º). É o que informou o deputado Virmondes Cruvinel (PPS) à Rádio Sagres 730 nesta quinta-feira (31).

Esse desfecho ocorreu depois de várias reuniões na noite de quarta-feira e representa a primeira derrota do governador Ronaldo Caiado (DEM) no Legislativo. Caiado apoiava Álvaro Guimarães. Na noite de terça-feira ele reuniu-se no Palácio com os deputados dr. Antônio e Iso Moreira, ambos de seu partido, além de Lissauer e Álvaro para pedir aos três primeiros para abrirem mão de suas candidaturas a favor do quarto. O pedido não foi aceito.

A união dos grupos dos insatisfeitos com a preferência do govenador por Álvaro e o desejo de independência do Legislativo manifestada por deputados de oposição e mesmo de parte de governistas fortaleceu a articulação de Lissauer, explicou Virmondes. “Faltou diálogo por parte do governo e houve falha de articulação”, disse. Para Virmondes, essa possível derrota para a mesa diretora não significa que o governo terá dificuldades para aprovar seus projetos.

“Existe vida depois da eleição (da mesa), mas o governo terá de melhorar muito sua articulação política”. Para Virmondes, Caiado acertou no diálogo que teve com a Assembleia, antes de sua posse, quando articulou a aprovação da reinstituição dos incentivos fiscais. Mas errou ao elevar o tom e ser irônico com os deputados Lucas Kalil (PSD) e Talles Barreto (PSDB) na semana passada, ao visitar novamente a Assembleia para apresentar o balanço das contas do Estado. “O governador precisa ter sabedoria, saber ouvir críticas”.

Em entrevista à Sagres, na segunda-feira (28) o deputado Lucas Kallil afirmou que essa visita de Caiado “fortaleceu o sentimento de oposição na Assembleia.  O próprio Lucas apoiava a candidatura de Álvaro Guimarães, mas também demonstrou insatisfação com sua articulação. Ontem ele aderiu ao grupo de Lissauer.

Virmondes observou que essa disputa marcará uma mudança no processo de escolha de presidentes da Assembleia que se repetia há 20 anos. Os ex-presidentes da Casa eram os principais avalistas das candidaturas de seus sucessores e, assim, continuavam a manter força política mesmo depois de deixarem o cargo, por meio de nomeação de aliados para diretorias e outros cargos comissionados. A vitória de Lissauer poderá colocar um fim da “era dos ex-presidentes”.

Confira relação dos deputados estaduais que apoiam Lissauer Vieira

Diego Sorgatto (PSDB)

Paulo Cezar Martins (MDB)

Delegada Adriana Accorsi (PT)

Major Araujo (PRP)

Lissauer Vieira (PSB)

Antônio Gomide (PT)

Dr. Antônio (DEM)

Claudio Meirelles (PTC)

Talles Barreto (PSDB)

Lêda Borges (PSDB)

Humberto Aidar (MDB)

Tião Caroço (PSDB)

Alysson Lima (PRB)

Virmondes Cruvinel (PPS)

Wilde Cambão (PSD)

Gustavo Sebba (PSDB)

Iso Moreira (DEM)

Lucas Calil (PSD)

Rafael Gouveia (DC)

Delegado Eduardo Prado (PV)

Henrique Arantes (PTB)

Zé Carapô (DC)

Charles Bento (PRTB)

Cairo Salim (PROS)

Vinicius Cirqueira (PROS)

Amilton Filho (SOLIDARIEDADE)

Karlos Cabral (PDT)

Thiago Albernaz (SOLIDARIEDADE)

Wagner Neto (PATRI)

Julio Pina (PRTB)

Coronel Adailton (PP)

 

Relação dos deputados ligados ao governo

Henrique Cesar (PSC)

Jeferson Rodrigues (PRB)

Dr. Helio de Sousa (PSDB)

Chico Kgl (DEM)

Bruno Peixoto (MDB)

Rubens Marques (PROS)

Delegado Humberto Teófilo (PSL)

Álvaro Guimaraes (DEM)

Amauri Ribeiro (PRP)

Paulo Trabalho (PSL)

{source}
<iframe width=”100%” height=”20″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/567909924&color=%23ff5500&inverse=false&auto_play=false&show_user=true”></iframe>
{/source}