O deputado estadual Júlio da Retífica (PSDB) assumiu a cadeira na Assembleia no início deste ano, depois que o titular Jardel Sebba e o primeiro suplente, Itamar Barreto, ambos do PSDB, deixaram a casa para assumirem as prefeituras de Catalão e Formosa, respectivamente.
Até dezembro, Júlio ocupava a Secretaria Estadual Extraordinária para Assuntos do Norte Goiano. De acordo com ele, no período em que esteve a frente da pasta, se reuniu com políticos e empresários para mapear quais eram as principais necessidades da região. “A partir de agora, as obras já podem ser inicializadas,” cita o ex-prefeito de Porangatu.
{mp3}stories/audio/2013/Fevereiro/entrevista_julio_retifica{/mp3}
Uma antiga reivindicação de prefeitos e moradores da região Norte de Goiás é a construção de um grande hospital. Todos os últimos governadores que administraram o Estado prometeram a realização da obra, que até agora não saiu do papel.
Júlio conta que a ideia inicial do governo era fazer o hospital em Uruaçu. Em 2011, o ex-prefeito de Alto Horizonte, Luiz Borges da Cruz (PSDB) anunciou que doaria R$ 10 milhões mais um terreno, mas a construção deveria ser na própria cidade. Posteriormente, ele voltou atrás, e optou por fazer uma unidade municipal.
Agora, a nova estratégia de Marconi é instalar a unidade em um prédio que seria comprado pelo governo. O deputado demonstra confiança na promessa do colega tucano. “Eu tenho certeza de que o hospital estará pronto até o final do ano.”
Estradas
O problema das rodovias, que atinge o Estado, também está presente na região Norte. Júlio cita que vários trechos serão recuperados assim que o período chuvoso passar. Entre outros, estão na lista: Mara Rosa a Alto Horizonte; Campinorte a Mutunópolis a Estrela do Norte e Santa Tereza a Minaçu. Além de fazer a pavimentação entre as cidades de Bonópolis e Porangatu.
O deputado critica a morosidade do governo federal para duplicar a BR-153, que ele classificou como intransitável. “Quando vou para o Norte passo por dois irmãos,” revela.
Capital
Para o tucano, a cidade de Goiânia nunca esteve tão feia como está no momento. “Goiânia está mal tratada. A cidade está suja, esburacada e escura,” critica. Segundo ele, o prefeito Paulo Garcia é um homem de bem, mas está mal assessorado.
Ainda sobre a Capital, o deputado estadual pede que sejam realizados estudos sobre o trânsito para que a cidade não pare em breve. A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Eixo Anhanguera, por parte do governo do Estado, é uma das ações para solucionar os problemas de tráfego.