O deputado estadual Zé Carapô do Democracia Cristã (DC) lançará sua pré-candidatura a prefeitura de Jatai, município localizado no sudoeste do estado. O lançamento oficial acontecerá na próxima sexta-feira (28) em um evento remoto, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Na manhã desta segunda-feira (24), em entrevista a Sagres 730, Zé Carapô destacou os motivos que o levaram a se candidatar.

“A circunstância impõe uma responsabilidade para a gente, esse é um dos principais fatores. E o outro é que ao longo da minha vida eu cheguei a conclusão que quando você quer ver algo acontecer, você mesmo deve fazer. Não podemos esperar que outra pessoa execute um trabalho, uma visão de mundo para a sua própria cidade”, declarou.

O deputado disse que a atual gestão do município é mal avaliada pela população de Jataí e ainda ressaltou que o outro possível candidato não terá condições de disputar o pleito.

“Um ex-prefeito que também colocou seu nome a disposição, hoje enfrenta alguns processos na justiça e tudo indica que ele ficará inelegível. Então é uma responsabilidade que agora eu tenho para a minha cidade de Jataí. Sempre pensei em prefeitura, mas pensava em um pouco mais para frente, mas os nossos planos não são necessariamente os planos de Deus e a situação exige responsabilidade com a minha querida cidade.”

Carapô tem uma boa relação com a base do governo estadual e com o próprio Ronaldo Caiado. No entanto, o atual prefeito de Jataí, Vinícius Luz está filiado ao PP, um dos partidos da base do governador. Além disso, Luz também tem uma relação muito próxima do Cidadania, partido do vice governador, Lincoln Tejota.

Em tese essa situação pode significar uma divisão da base em Jataí, já que Vinícius Luz também é pré-candidato. Porém, o deputado não enxerga dessa maneira. “Eu acredito que a candidatura do atual prefeito não seja viável eleitoralmente. Se a pessoa não tem uma chance real de vencer uma eleição, não tem porque, na minha visão, os partidos o acompanhar somente porque ele está em um partido que é da base”, afirmou.

“O Cidadania não teria a obrigação de acompanha-lo nessa missão, partindo do princípio de que não teria a mínima chance, a mínima condição eleitoral de bater essas eleições. É claro que a base busca fortalecimento para a implementação de um projeto para Goiás. Partindo desse ponto eu não vejo problemas de pelo menos o Cidadania estar caminhando com a gente. E uma vez essa pré-candidatura do atual prefeito não se tornando uma candidatura de fato, o PP também caminhando com a gente”, completou.

Zé Carapô também falou sobre a industrialização em Jataí, o pré-candidato explicou que sempre levantou essa bandeira e acredita que as administrações passadas deixaram a desejar nesse quesito.

“Há algumas cidades vizinhas que tinham uma diferença populacional pequena em relação a Jataí e hoje tem um tamanho maior, com uma geração de empregos que fomenta um comércio forte. Uma cidade que tem indústria e comércio forte, depende cada vez menos de política. E ao longo das últimas duas ou três décadas ninguém trabalhou nesse sentido. Muito pelo contrário, portas foram fechadas para grandes e médias empresas e, indústrias chegarem em Jataí, finalizou.

Confira a entrevista na íntegra