A bancada do PT da Assembleia Legislativa se reuniu com o ministro Vagner Bittencourt, titular da recém-criada Secretaria de Aviação Civil, que responde pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O objetivo da reunião foi discutir e pedir urgência na retomada das obras do aeroporto internacional de Goiânia. O deputado Luís César Bueno (PT) participou da reunião e explica que o processo licitatório feito pelo governo estadual foi o que impediu as obras do novo terminal aeroviário.

“A licitação coordenada pelo Estado foi condenada por uma série de irregularidades e nós tivemos praticamente cinco anos parados por um erro que deveria ter sido consertado lá atrás, em 2004. Não podemos ficar chorando o passado, e temos que tocar pra frente, que a obra tem que ser 100% executada pelo governo da presidente Dilma Roussef”, declara.

Segundo o deputado, o fato de a licitação ser feita pelo governo federal agiliza e impede irregularidades no processo. Ele ainda explica que o ministro Vagner Bittencourt afirmou que a própria presidente da República Dilma Roussef exigiu prioridade para as obras do aeroporto de Goiânia.

“Existe uma determinação pessoal feita pela presidente Dilma de que o aeroporto de Goiânia tem que ter prioridade absoluta. Nesse sentido, nós saímos bastante esperançosos, e lamentando o fato de há cinco anos o governo federal ter liberado R$ 200 milhões para Goiás construir o aeroporto e esse recurso ter sido praticamente destinado ao governo do Estado, que ficou de fazer o processo de licitação e apresentar uma contra partida”.

O deputado destaca a vontade política de se realizar as obras do aeroporto e lembra-se da pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que aponta que o Santa Genoveva é o segundo pior aeroporto do país.