O voto secreto pode ser eliminado de matérias que tramitam pela Assembleia Legislativa de Goiás. Segundo anuncio recente do presidente da Casa, deputado Hélio de Souza, a medida deve ser apreciada pelos parlamentares ainda neste ano.
Em outubro, proposta de emenda constitucional de autoria do deputado Francisco Gedda (PTN) foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. A PEC pede o fim do voto secreto para apreciação de vetos e indicações do governo aos tribunais de contas. Mas alguns deputados acreditam que as votações secretas devem ser abolidas para todas as matérias. O deputado Bruno Peixoto (PMDB) é um dos deputados defensores da mudança.
Para o deputado Cláudio Mirelles (PR) o fim do voto secreto é necessário para dar mais transparência aos atos dos deputados. A deputada Isaura Lemos (PC do B) afirma que este é um desejo da sociedade.
Já o deputado Henrique Arantes (PTB) diz que o partido vai avaliar quais votações devem acontecer de forma secreta.
A votação do fim do voto secreto, e das outras matérias que estão na pauta da assembleia deve acontecer ate o dia 19, quando os deputados encerram o ano legislativo.
Confira a matéria de Mirelle Irene: {mp3}stories/2014/dezembro/MIRELLE_MAT_Voto_Secreto_{/mp3}