Nesta sexta-feira (21), em entrevista a Rádio Sagres 730, José Nelton, deputado federal e presidente do Podemos em Goiás, falou sobre a reunião realizada com o governador Ronaldo Caiado, na quinta-feria (20), para planejar as eleições municipais para prefeito e vereador. Na ocasião todos os presidentes dos partidos da base política do governador estiveram presentes.

Sobre a reunião, José Nelton destacou que “o governador quer eleger o maior número de prefeitos e vereadores da sua base, mas primeiro ele pensa no seu partido. E cada partido pensa no seu partido, existe a cláusula de barreiras e em algumas cidades nós estamos tentando a convergência para escolher o melhor candidato”.

O presidente do Podemos ainda ressaltou que o critério para chegar a um consenso sobre quem seria o melhor candidato em cada município é a pesquisa de intenções de voto. No entanto, existe uma desconfiança sobre os resultados da pesquisa. O deputado falou sobre o assunto.

“Essa pesquisa foi indicação de todos os partidos e, quem indicou esse pesquisador foi eu. Ele fez todas as pesquisas quando Iris Rezende foi candidato a prefeito de Goiânia e quando Ronaldo Caiado foi candidato a governador do estado, então é um pesquisador com muita credibilidade”, frisou.

“Se o candidato não gostar da pesquisa, ele pode fazer outra. O que não pode acontecer é fazer uma pesquisa manipulada, a gosto do freguês, essa pesquisa acaba enganando o próprio candidato. Mas se ele quer sair candidato e acha que vai reverter o resultado nas eleições é um direito dele. Mas trabalhamos para uma maior convergência, sabendo que cada partido precisa ter candidaturas para o fortalecimento pela cláusula de barreiras”, pontuou.

De acordo com o deputado foram tratadas na reunião as candidaturas de aproximadamente 40 cidades goianas. Em algumas foi possível chegar a um consenso, em outras ainda a divergências. Nelton salientou que eleição só se ganha após a apuração e que já viu muitos candidatos com apenas 3% das intenções de voto se elegerem no fim da campanha.

“O jogo ainda não começou, a partir das convenções partidárias o jogo começa de verdade. Não tem eleição ganha, nem eleição perdida”, concluiu.
Eleições municipais em Goiânia 
José Nelton revelou que as eleições de Goiânia não foram tratadas na reunião com Caiado e destacou que na sua visão o o governador quer a candidatura de Iris Rezende, porém, essa não é a posição do Podemos.
“O Podemos não tem nenhum compromisso na capital com o governador Ronaldo Caiado e não tem nenhum compromisso com o prefeito Iris Rezende. Pelo contrário, queremos derrotar o prefeito, chegou a hora de alternar o poder. Não tenho nada contra o Iris, mas acho que agora ele deveria ficar como conselheiro”, ressaltou.
O deputado revelou que ” o Podemos tem candidato, é o vereador Felisberto Tavares. Fizemos uma reunião do partido e ele foi escolhido como pré candidato. Agora só ele tem o direito de dizer se é ou não candidato”, finalizou.
Confira a entrevista na íntegra