O Dia Nacional da Saúde é comemorado nesta quarta-feira, 5 de agosto. A data surgiu para conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com o próprio corpo, nos seus aspectos físicos e mentais.

Segundo a médica oncologista do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), Pauline Musse, aprender pacientemente a mudar hábitos ruins é fundamental para ter uma vida saudável. “Eu não acredito em mudanças drásticas, mas se conseguirmos melhorar um pouquinho a cada dia vamos ter grandes benefícios para a saúde”, disse

De acordo com a médica, muitas pessoas ainda têm resistência para mudar hábitos ruins para atitudes que levam a uma vida mais saudável.

“Talvez isso aconteça, pois ninguém sabe o que é passar por um tratamento de câncer até ter que passar por isso, não conhecem o tamanho do sofrimento tanto físico como emocional. Se as pessoas soubessem iriam sem prevenir”, disse a médica.

Para a doutora Pauline Musse, há uma crença em que apenas fatores genéticos e hereditários influenciam no desenvolvimento do câncer.

“Na minha área, que é cabeça e pescoço, os dois maiores vilões e principais fatores para desenvolver esta doença são o cigarro e a bebida. Quanto mais as pessoas puderem evitar hábitos como fumar e beber melhor para a saúde”, explicou.

A médica esclareceu que existem vários outros fatores além do cigarro e da bebida que vão estar associados com o desenvolvimento do câncer e com as perspectivas de cura e de melhora.

“Fatores como não estar obeso e manter uma alimentação saudável influenciam diretamente na qualidade de vida, pois já é comprovado que alimentos com conservantes e industrializados estão relacionados a doença”, esclareceu

Confira na íntegra a entrevista com Pauline Musse no Tom Maior #69