Os candidatos que estão se preparando para a prova de Legislação de Trânsito (LT) no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) poderão fazer simulado em seu celular ou tablet. O aplicativo está disponível no portal www.detran.goias.gov.br e é compatível com celular com sistema operacional Android.
O simulado é um mecanismo para inteirar o usuário do novo sistema de execução da prova de LT, que passou a ser eletrônica. Segundo o diretor de Operações do Detran-GO, coronel Sebastião Vaz da Silva, o simulado será extraído de um banco que conta com 500 questões sobre trânsito. Ele explica que, apesar de abordarem os mesmos temas exigidos na prova, as questões são diferentes. “O simulado conta com questões exclusivas. O candidato não verá as mesmas questões na prova”, adverte.
Com o aplicativo, o usuário também poderá efetuar consultas ao Código Brasileiro de trânsito. O diretor afirma que o aplicativo é uma ferramenta importante tanto para ajudar o candidato a estudar, quanto para que ele tenha contato com a prova teórica eletrônica, implantada nesta semana. De acordo com o presidente do Detran-GO, José Taveira Rocha, a prova eletrônica é um grande avanço no processo para a obtenção de CNH. Além de mais moderna, ela dará maior celeridade ao processo, pois logo após a conclusão do exame de LT, o candidato receberá o resultado. Caso tenha sido aprovado,no dia seguinte ele receberá a autorização para começar a próxima etapa do processo, ou seja poderá iniciar as aulas de prática de direção. Atualmente, após a aprovação na prova de LT, o candidato espera, em média, cinco dias para receber essa autorização.
A implantação da prova eletrônica possibilita a redução de custos para o Detran-GO e a maior segurança e conforto para o usuário. No novo sistema, a prova só é acessada após a coleta da biometria do candidato. O caderno com as questões é formado no momento em que o aluno acessar o sistema. “Cada aluno terá uma prova diferente. Temos um banco de questões. Quando ele acessar o programa, o sistema irá escolher aleatoriamente as questões da prova dele”, ressalta. A sala de prova tem a presença de fiscais e conta ainda com sistema de segurança interno, com câmeras de vídeo.