Foto: Divulgação Detran-GO

O Departamento estadual de Trânsito (Detran-GO), iniciou nesta segunda-feira (2) a fiscalização dos veículos de transporte escolar público em todo Estado. Segundo o departamento, até dia o 15 de maio cerca de 5 mil veículos devem ser inspecionados.

A fiscalização deve avaliar a situação do veículo, qualificação dos condutores e documento do automóvel, conforme previsto no Código Brasileiro de Trânsito (artigos 136 a 139) e nas portarias do Detran-GO 727 e 948/2018.

Os vistoriadores devem verificar itens de segurança como cintos de segurança e prazo de validade dos extintores. Além disso, a iluminação do veículo, tacógrafo, setas, faróis e pneus devem estar em bom estado de conservação.

Segundo o Detran-GO, é de responsabilidade de cada prefeitura apresentar seus veículos para a inspeção. As que não apresentarem na data da vistoria ou que tiverem os mesmos reprovados poderão agendar uma nova data para a inspeção até 20 de julho de 2020.

Em caso de reagendamento as prefeituras terão que deslocar os veículos até o pátio do Detran-GO, em Goiânia, onde serão feitas as novas vistorias. E as prefeituras que não apresentarem os veículos ou tiverem reprovação poderão responder a uma Ação Civil.

Os responsáveis pela frota também devem encaminhar a lista de veículos a serem vistoriados para o Detran-GO com antecedência, pelo e-mail: [email protected].