O novo sistema de informática do Detran começou a funcionar nesta segunda-feira, dia 5. A migração de dados foi realizada entre os dias 20 de dezembro e 4 de janeiro, quando foram suspensos os atendimentos relacionados aos veículos.
De acordo com o diretor de Operações, Sebastião Vaz, mais de 1 bilhão de dados acumulados em 34 anos foram transferidos neste período e, portanto, esta será uma semana de ajustes técnicos. Na manhã desta segunda-feira o sistema teve que ser retirado do ar duas vezes.
Estima-se que mais de 5 mil veículos deixaram de ser emplacados ou transferidos neste fim e início de ano. Para atender essa demanda reprimida, o órgão ampliou o horário de atendimento do setor de vistoria nesta semana (7 às 17 horas para 7 horas às 19 horas) e funcionará excepcionalmente no próximo sábado, dia 10 de janeiro. A expectativa é que o atendimento seja normalizado até o final da semana.
Até às 15 horas desta segunda-feira, foram realizadas 402 vistorias veiculares e 708 atendimentos no Padrão Vapt Vupt instalado na sede do órgão, que registrou filas em função da demanda que aumenta nesta época do ano.
Tolerância
O Detran informou que não cobrará multa dos proprietários cujos recibos de compra e venda do veículo venceram no prazo de recesso do órgão. Mas é preciso regularizar a situação o quanto antes. O Detran também se comprometeu a registrar e emplacar em data retroativa os veículos novos adquiridos neste período.
Fonte: Goiás Agora