O estádio Serra Dourada será palco de um dos duelos com maior teor de rivalidade do Centro-Oeste brasileiro. Goiás e Vila Nova entram em campo, a partir das 17h, sob um contexto há muito tempo não visto. O Verde e o Vermelho estão na briga pela liderança do Campeonato Goiano. Embora para feitos de regulamento não valha nada, para o torcedor significa pelo menos um inicio de semana em alto astral ou tempo de muitas gozações até o próximo duelo.
Conversando sobre expectativa de público, eu fui questionado por um amigo, resolvi pesquisar qual foi a última que as duas equipes se enfrentaram disputando a liderança do Campeonato Goiano. 2011 e 2012 não houve. De 2004 até 2010, o estadual teve aquele sistema de três turnos e as equipes distribuídas em dois grupos. Até achei que aquela vitória vilanovense por 3 a 0 poderia ter sido um desses duelos, mas o Vila estava em quarto lugar no grupo dele e o Goiás ocupava a terceira colocação.
Parei no ano de 2003 e para minha surpresa, consegui encontrar este dia. Exatamente no dia 02 de fevereiro, os dois maiores rivais se enfrentaram e com gol de Danilo (hoje no Corinthians) os esmeraldinos celebraram a liderança. Os dois chegaram a esta partida com 12 pontos, na sétima rodada, invictos. Situação um pouco semelhante deste final de semana.
Dez anos se passaram. O Goiás conquistou três vezes o estadual. O Vila Nova apenas uma. O time da Serrinha fez uma grande campanha em 2005 no nacional, chegou a libertadores, viu seu orçamento engordar ao se aproximar da Rede Globo, bateu na trave na Sul Americana e brigas políticas provocaram a queda do time para a Segunda Divisão onde ficou por duas temporadas.
O time do Setor Universitário pouco evoluiu em suas estruturas, iniciou o projeto de um centro de treinamentos (promessa de um dos mais modernos da região), acumulou muitas confusões entre diretores e conselheiros, conquistou um acesso, elegeu Túlio Maravilha como vereador, bateu na trave na Série B 2008, teve pouca paciência com os pratas da casa, desrespeito com funcionários e torcedores e o torcedor vem se apegando a qualquer detalhes para manter viva a chama de amor e carinho pelo clube.
Naquele dia 02, o Goiás entrou em campo com Harlei, Cleber, Fabão, João Paulo, Leandro Smith; Josué, Marabá, Caíco, Danilo, Giuseppe e Araújo. Nelsinho Baptista promovia a estreia de Caio e dava a primeira oportunidade ao garoto Giuseppe. Hoje, o técnico Enderson Moreira deve escalar Harlei, Yuri, Ernando, Rodrigo e Willian Matheus. Amaral, Dudu Cearense, Ramon, Eduardo Sasha (Renan Oliveira); Felipe Amorin (Neto Baiano) e Júnior Viçosa.
Enquanto isso, o Vila Nova do técnico Ivair Censi jogou com Silva, Dan, Moisés, Higo, Marco Aurélio, Batata, Dino, Fábio Bahia, Joel, Wando e Paulo Ramos. O torcedor do Vila vai se lembrar dos gols de falta do Joel. Hoje, com Darío Pereyra, a tendência de Vinicius, Ivan, Rafael, Tiago Viana e Ernani; Luis Marques, Osmar, Diego Paulista e Magnum; Henrique Dias e Hyantony.
Se os times mudaram muito, quem dirá o borderô. O Serra também encolheu. 53.574 ingressos foram colocados a venda naquele dia. Os preços eram R$3 (geral), R$5 (arquibancada) e R$10 (cadeiras). As torcidas se preocupavam mais com a festa das cores, bandeirões cada vez maiores e gritar até ficar rouco… EU QUERO ESTE TEMPO DE VOLTA!!!!
Muita expectativa para este primeiro clássico. Tomara que ocorra tudo bem. Que as famílias apareçam, vibrem e voltem para casa em paz. Que o jogo seja intenso, vibrante e emocionante, além de vencer quem estiver melhor…












