A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, realizará neste sábado (23) o “Dia D” de Mobilização da Campanha de Vacinação contra a gripe. O Sistema de Imunização do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde, divulgou na última quinta-feira (21), que menos de 70% do público-alvo de Goiás foi imunizado contra o vírus Influenza, que causa a gripe.

O Dia “D” de vacinação contra a gripe, contará com sistema drive-thru. Serão atendidas pessoas de todos os grupos prioritários que ainda não se vacinaram nas etapas já realizadas.

De acordo com a SMS, a meta é vacinar no mínimo 90% dos grupos elegíveis: crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, adultos de 55 a 59 anos e idosos, o que representa aproximadamente 381.659 pessoas. Para os demais grupos não há meta estabelecida para ser alcançada por não possuir a população estimada por município.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, na capital, estarão disponíveis 53 pontos de vacinação nas unidades de saúde distribuídas em todas as regiões de Goiânia e mais quatro pontos de drive-thru nos shoppings Plaza D’oro, Flamboyant e Passeio das Águas e no Detran para o Dia D. A vacinação nos drives-thru será apenas para adultos. As crianças serão atendidas exclusivamente nas unidades de saúde, devido à dificuldade de mobilização e vacinação dentro dos carros e à necessidade de atualização da caderneta de rotina.

A SMS ressaltou que a vacina não está liberada para a população geral, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Neste mesmo dia haverá a vacinação indiscriminada contra o sarampo para pessoas de 20 a 49 anos de idade.