Foto: Vanessa Silverio

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/772848901&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

No Dia Internacional da Mulher, a Sagres 730 preparou uma reportagem especial, que conta a história de uma goiana, que decidiu dedicar sua vida em prol do próximo com trabalhos sociais em Aparecida de Goiânia.  

Seu nome é Josefa Aparecida Martins, ela nasceu em 1969, na fazenda Pau D’arco, no município de Jaraguá, Goiás. Ela conta quando a “chama” da solidariedade acendeu em seu coração e porque se dedica atualmente a ajudar a população do setor Vila Maria, em Aparecida de Goiânia.

Há nove anos com um trabalho instalado no setor, Josefa já conseguiu mobilizar autoridades políticas para levar asfalto e creche para o Vila Maria. Além disso, suas visitas semanais de casa em casa também já ajudaram a reestruturar famílias e tirar pessoas do mundo das drogas.

Josefa busca forças para exercer o trabalho na comunidade, isso porque além de carregar a dor de ter perdido uma filha ainda pequena, Josefa é portadora da doença de Crohn, uma infecção não contagiosa que atinge o sistema digestivo. Diariamente ela enfrenta a enfermidade, que causa perda de peso, febre e fortes dores abdominais além de outros sintomas. Josefa faz tratamento médico, toma medicamentos fortes e algumas das vezes precisa ser hospitalizada. Mas nada disso a faz desistir da vida e a impede dos trabalhos sociais.