Comunidade quilombola Kalunga em Goiás (Foto: Secima/Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionou a Lei nº 20.481, de 13 de maio de 2019, que institui o Dia do Quilombola em Goiás.  a ser comemorado em 20 de novembro. A data passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado.

O projeto que originou a lei é de autoria do deputado Iso Moreira (DEM), que representa o Nordeste de Goiás, região de maior concentração de povos quilombolas no estado. Ao todo, são 33 comunidades.

Entre elas, destaca-se a dos calungas, localizada ao Norte da Chapada dos Veadeiros. Em 1991, a área foi reconhecida pelo Governo de Goiás como sítio histórico e patrimonial da cultura calunga. O objetivo da instituição da data é preservar a cultura, incentivar o turismo na região e mostrar ao país as tradições do povo quilombola, “cuja identidade está vinculada à formação étnica-cultural do Brasil, particularmente de Goiás, desde os seus primórdios”, ressalta o parlamentar.

Em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana, cerca de 70 famílias vivem na comunidade quilombola que engloba o Jardim Cascata, Vila Delfiori e Setor Alto Paraíso.