A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia inicia nesta quarta-feira, (24) no Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, campanha que visa detectar casos da doença, elevar o percentual de cura e reduzir os índices do abandono do tratamento. “Esses são os principais eixos do programa nacional, estadual e municipal de combate à tuberculose”, explicou a coordenadora do programa em Aparecida, Magaly Maria de Carvalho. O lançamento ocorre às 9:00hs, na Praça da Matriz.

Casos da doença

No ano passado foram detectados 71 casos da doença no município. O percentual de cura foi de 90%, ficando acima do preconizado pelo Ministério da Saúde – 85%. Neste ano, até o momento, foram registradas sete novas ocorrências. Pessoas com tosse há mais de três semanas devem procurar as unidades de saúde ou os polos do Programa Saúde da Família (PSF). “Caso o resultado do exame seja positivo, o paciente será encaminhado para tratamento”, informou Magaly.

Transmissão

De acordo com Magaly, o período de tratamento dura, em média, seis meses. “A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo paciente ao falar, espirar ou tossir, por meio das gotas de secreção respiratórias que se propagam pelo ar”, detalhou, ao reforçar a importância da campanha preventiva.