Na data em que o Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado, a psicóloga e presidente do Conselho Municipal da Mulher e da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros de Goiás (Astral-GO), Beth Fernandes, lamentou em entrevista ao Tom Maior, que o governo não oferece opções de atendimento para a população trans. “Aqui, a gente tem que tirar do nosso dinheiro, do nosso bolso, para fazer uma ajuda ou, no mínimo, uma política pública para esta população”.

Como presidente do Astral-GO, Beth comentou sobre o objetivo da data, que visa conscientizar sobre pessoas trans no país. Ela explica que no Brasil os termos ainda são usados incorretamente, por exemplo, quando nos referimos a transexuais, como a pessoa operada. “A identificação e o conceito de travesti e transexuais não partem do processo cirúrgico”.

Ela explica que o preconceito começa quando traçamos um parâmetro do que é normal e do que não é normal, como o julgamento de ser homem ou mulher ser feito unicamente pelo fator da identidade genital. “Tem outros sexos e tem outras sexualidades, mas a gente tem um parâmetro na relação do biológico e do binarismo, que é o que mais traz essa confusão mental das pessoas e o preconceito”, declarou.

Beth continuou e mostrou preocupação em relação ao aumento da violência doméstica contra as mulheres e, também, do número de assassinatos contra a população trans. Ela explica que a falta de visibilidade é um fator que acarreta no número de pessoas trans mortas. “Essa data, ela é trazida exatamente para gente visibilizar politicamente essas mulheres no meio da nossa sociedade”.

A psicóloga também chamou a atenção para a violência familiar, que crianças e adolescentes sofrem, às vezes, apenas por ter um comportamento diferente. “Aquele menino é afeminado, aquele menino brinca de boneca, aquela criança faz isso e aquilo. E muitas vezes levam surra, apanham, são expulsos de casa e aí eu estou falando de uma das primeiras violências que a gente não discute que é a violência familiar.”

Veja a entrevista completa a partir dos 30:00