Suellen Barbosa (Foto: Reprodução/Sagres TV)
O Dia Nacional do Atleta, comemorado em 21 de dezembro, celebra o esforço das pessoas que se dedicam ao esporte, seja por hobby ou para manter uma boa qualidade de vida. Nessa data, a equipe da Sagres foi conhecer alguns exemplos de atletas.
A personal trainer e executiva de negócios, Suellen Barbosa de Assis, conta que sempre gostou de esportes. Jogou queimada e mais tarde foi atraída para o handebol. Chegou a jogar pela seleção goiana. Em 2014, por questões pessoais, deixou o esporte “meio de lado” e passou a ter uma vida social agitada, descuidando da alimentação. Em pouco tempo, engordou 8 quilos.
Pouco tempo depois, descobriu e se apaixonou pelo crossfit. “Comecei no crossfit, mas só um ano depois firmei pra valer”, conta. Suellen treina no mínimo uma hora por dia, todos os dias da semana. E não se contentou em apenas treinar. Decidiu que iria participar de competições. Em pouco tempo, ganhou, com a equipe da academia onde treina, alguns dos principais troféus e medalhas em competições regional, nacional e até sul-americana. “Foi uma vitória da equipe. Agradeço demais à turma da academia, e as nutricionistas. Foi uma vitória coletiva”, afirma.
Apoio da empresa
Lucieni Borges (Foto: Reprodução/Sagres TV)
A Sagres foi a empresa Brasal Incorporações e conheceu Lucieni Borges Neris, que trabalha como assistente de relacionamento ao cliente. Quando termina o expediente, Lucieni troca de roupas. Sai o uniforme de trabaho e entram roupas esportivas. Ela conta que gostava de esportes, mas a vida deu uma virada quando em maio deste ano a empresa onde trabalha firmou uma parceria com a Infinity Assessoria Esportiva. A ideia era levar os funcionários a se exercitarem e terem uma vida mais saudável.
Lucieni topou o desafio. Assim, sem pagar nada por isso, acompanhada de um personal trainer quatro vezes por semana, treina corrida e exercícios funcionais. “Antes, na academia, eu fugia da esteira, nunca tinha corrido na rua. Mas depois do início dos treinos, não demorou para me apaixonar pela corrida”, disse. A paixão cresceu e ela decidiu participar de provas de rua. Orgulhosa, mostrou-nos muitas medalhas que ganhou. A mais importante, acaba de conquistar em Brasília, numa mini maratona. “Corri 21 quilômetros. Foi uma grande conquista”, lembra.
Para marcar o Dia do Atleta, a Suellen, do crossfit, lembra que não tem empecilho para impedir alguém deixar o sedentarismo e se exercitar. “Sempre é hora para começar, independente da idade ou de mesmo nunca ter feito esporte”. Lucieni, a vitoriosa na corrida, lembra que não importa se vai disputar competições. “O importante é se exercitar. Faz bem para o corpo, para a alma. Todo mundo pode começar e continuar a fazer esportes”.
João Paulo Rosa, o personal trainer que acompanha lucieni, reforça: “Procure ajuda de um profissional e saia do sedentarismo! Se você não tem como pagar, tem professores de educação física ligados à Prefeitura ou ao Estado em parques, praças que podem orientar”.
Confira a reportagem de Silas Santos
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/j35glVT3gBs” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}