Dill se destacou no Goiás por muitos gols marcados contra o rival Vila Nova

Dill, Dill, Dill, artilheiro do Brasil, assim gritava o torcedor esmeraldino na década 90, reverenciando seu artilheiro. Elpídio Barbosa Conceição foi criado nas categorias de base do Goiás.

Com a camisa alviverde, Dill conquistou o título de Campeão Brasileiro da Série B, em 1999. Ele também ergueu os troféus do Campeonato Goiano de 1994, 96, 97, 98, 99 e 2000. O jogador ainda ganhou pelo clube as Copas Centro-Oeste de 2000 e 2001.

Nas conquistas individuais, Dill se destacou pela artilharia do módulo verde da Copa João Havelange, que correspondia à Série A, do Campeonato Brasileiro, com 20 gols. Ele ainda foi o principal goleador alviverde nas Copas do Brasil de 1998 e 2001, além de ter sido o jogador que mais esteve em campo com a camisa esmeraldina no Brasileiro da Série B de 1999 e da Série A em 2000.

Em entrevista ao repórter Rafael Bessa, Dill relembra os confrontos contra o tigre. “Quando se fala de Goiás e Vila, a primeira coisa que vem na minha memória são vitórias. Eu tive a felicidade de ter enorme facilidade para fazer gols contra o Vila. Isto me deu este carinho especial do torcedor esmeraldino”, destaca.

Para Dill, o jogo mais importante diante do Vila Nova foi o que deu acesso para Série A ao time esmeraldino em 1999. Eles tinham um time quase insuperável. Quem ganhasse aquele jogo subia. Só que toda vez que a gente jogava contra o Vila, a gente ganhava”, conta.

O ex-jogador recorda o gol daquela vitória esmeraldina. “Eu recebi a bola pela ponta, e fui levando. Eu ameacei bater de direita, o zagueiro fechou. Ameacei chutar de esquerda, e ele bloqueou. Então, eu puxei para a direita e bati. A bola desviou no Araújo e entrou”, recorda.

Segue no futebol

Dill pendurou as chuteiras em 2009. Logo em seguida se tornou empresário de futebol. Ele já morou na Espanha, na Suíça, em Portugal, e atualmente está nos Estado Unidos.

O zagueiro Edcarlos, que estreou pelo Goiás no último sábado, 28, diante do São Bento, é um dos empresariados pelo ex-atacante esmeraldino. Dill aposta no acesso do Verdão nesta temporada.

De olho no jogo deste sábado, 5, Dill ressalta a importante de a torcida incentivar o time. “Que o torcedor possa transmitir emoção e garra, e que os jogadores posam absolver isto dentro de campo e lutarem para derrubar o tigre. O tigre é perigoso. Está melhor que a gente, porém o periquito voa mais alto”, compara.