Em cerimônia realizada ontem (25) no Palácio do Planalto, a presidenta da república, Dilma Rousseff, assinou 419 termos de compromisso entre o governo federal e municípios para a construção de 718 novas unidades de educação infantil. A presidenta fez ainda a entrega simbólica de 54 creches já concluídas, em todas as regiões do país.

Em Goiás foram entregues creches nas cidades de Aparecida do Rio Doce, Inhumas, Jataí, Mambaí, Nerópolis, Santo Antônio da Barra e Serranópolis. De acordo com o Ministério da Educação, o investimento total será de cerca de R$ 800 milhões. Depois de concluídas, as creches atenderão aproximadamente 140 mil crianças.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, esteve no evento, e solicitou investimentos também na capital. O prefeito revelou que já foram autorizados recursos para construção de algumas novas unidades. “Foram solicitados recursos para a construção de três CMEIS padrões, cada um pode abrigar 250 crianças, e nós conseguimos. Agora nós precisamos licitar e executar as obras ainda esse ano”, afirmou Paulo.

“Também houve anúncio por parte da presidência de avanços importantes, porque quando nós construímos um CMEI ele só passa a receber recursos de custeio no ano seguinte, quando ele está definitivamente incluído nos sistemas do Fundo Nacional de Educação. Ela (Dilma Rousseff) ontem afirmou que a partir dessa inauguração o governo federal vai repassar recursos para custeio. Isso é muito importante para nós”, complementou o prefeito de Goiânia.

Segundo Paulo Garcia, a prefeitura da capital vai trabalhar para suprir a demanda de vagas na educação infantil até o final deste ano. “Nós já tínhamos tomado a decisão. Nós vamos construir tantas unidades quantas forem necessárias, para que nós não tenhamos demanda apesar do prazo determinado pela lei, no final de 2011 nós não vamos ter mais crianças fora dos nossos CMEIS na cidade de Goiânia”, garantiu.

Aparecida de Goiânia

A prefeitura de Aparecida de Goiânia também aproveitou para pedir à presidência da República a construção de novas creches e CMEIS. O secretário municipal de Educação da cidade, Domingos Pereira, diz que já tem acordos assinados com o governo federal.

“Foi assinado termo de compromisso para construção de dois CMEIS pelo PAC 2, nós também já temos o projeto apresentado no SNDE para construção de mais treze CMEIS e sete escolas, que são equipamentos importantes para atender a população do nosso município”, disse o Secretário. De acordo com Domingos, o investimento pode chegar a R$ 60 milhões em educação em Aparecida de Goiânia.