A presidenta Dilma Rousseff se reuniu na manhã desta sexta-feira (21) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e discutiu sobre as manifestações que tomam as ruas do país. Informações extras oficiais dão conta que os ministros da Educação Aloízio Mercadante e dos Esportes Aldo Rebelo também participaram do encontro. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto e pode reunir outros ministros do governo.
Dilma cancelou a viagem que faria ao Japão no próximo domingo (23) devido à onda de protestos. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, ela preferiu não se ausentar do Brasil por quase uma semana diante do cenário de movimentação popular.
Em um dia marcado por protestos em todo o país, Dilma permaneceu no Palácio do Planalto. O prédio teve a segurança reforçada no começo da noite, depois que manifestantes que estavam no Congresso Nacional tentaram se aproximar da sede do Executivo.
Até o momento, o Planalto ainda não se pronunciou sobre as manifestações de quinta-feira (20), que reuniu mais de 1,2 milhão de pessoas em 25 estados brasileiros.
Sentimento
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) contou que a presidente ligou para a ele na noite de domingo. Segundo o governante, a Dilma estava perplexa diante dos protestos ocorridos em mais de 300 cidades brasileiras.
Cid contou que sugeriu à presidente que ela fizesse uma reunião com os governadores e prefeitos para discutir o assunto.
O psbista comentou sobre as manifestações. “É um movimento de contestação aos poderes constituídos. Quem está com essa responsabilidade tem que se solidarizar e, junto às pessoas, pensar em um planejamento para o Brasil”, disse nesta sexta-feira (21), após um evento em Fortaleza.