Menos de um minuto foi o que levou a presidente e candidata a reeleição, Dilma Rouseff, para exercer o voto na manhã desse domingo, em Porto Alegre (RS). A presidente compareceu a Escola Estadual Santos Dumont, na zona Sul da capital gaúcha, pouco antes das 9h, ao lado do governador e também candidato a reeleição no Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e surpreendeu: destacou que não crê em vitória no 1º turno.

A agenda de Dilma marcava a votação para às 8h15 deste domingo, mas um atraso no café da manhã, no Hotel Plaza São Rafael, fez a candidata chegar apenas às 8h45 no local de votação. A presidente ficou no local, ao todo, por sete minutos, e votou na mesma sala que Tarso Genro, em cabines parelhas.

A candidata, depois de posar para fotos ao lado de Tarso Genro, foi questionada sobre a possibilidade de comemorar a vitória ainda nesse domingo e descartou, ao dizer resumidamente “não trabalho com essa hipótese”. A presidente também não quis comentar a disputa entre Aécio Neves e Marina Silva pelo 2º lugar e destacou que seria desrespeitoso escolher um adversário no 2º turno.

Logo em seguida, Dilma visitou a casa do ex-marido, Carlos Araújo, e também teve tempo para curtir o neto Gabriel. Em seguida, se dirigiu ao aeroporto Salgado Filho e já retornou ao Palácio da Alvorada, onde deve permanecer até o final da apuração, na noite desse domingo. De acordo com as pesquisas do Datafolha e do Ibope divulgadas na noite de sábado, Dilma tem 44% e 46% dos votos válidos, respectivamente, números que garantem o 2º turno.