A executiva do PMDB deve realizar no dia 30 de junho, prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral, a convenção partidária. Após reunião nesta segunda-feira (12) na sede do diretório estadual, no Setor Aeroporto, em Goiânia, três deputados peemedebistas disseram que a data estava definida, mas o presidente da sigla no estado, deputado estadual Samuel Belchior, não garantiu o mesmo.
Durante o encontro, os peemedebistas discutiram possíveis alianças e a composição da chapa majoritária (governador, vice e senador) e chapas proporcionais (deputados federais e estaduais). “Reunimos hoje para discutir isso e uma série de outros assuntos”, afirmou Belchior.
Sem Iris, Marconi lidera com folga pesquisa estimulada do Instituto Fortiori
O pré-candidato ao governo Júnior Friboi não participou da reunião. O deputado federal Pedro Chaves justificou a ausência informando que Friboi realiza uma bateria de exames pré-operatórios. Friboi será submetido a uma cirurgia de hérnia umbilical na próxima terça-feira (13) e ficará em repouso por aproximadamente dez dias.
Alianças
O ex-deputado estadual José Nelto propôs, durante a reunião da executiva, que o PMDB convide os partidos de oposição para conversar e, possivelmente, compor a chapa. Nelto defende que a aliança da presidente Dilma Rousseff seja mantida em Goiás com a participação do PDT, PCdoB e PT.
“Iris Rezende não pode abandonar o barco, diz ex-deputado peemedebista”
Irista declarado, José Nelto afirmou que os partidos de oposição querem o ex-prefeito de Goiânia disputando o Senado. “Iris Rezende Machado tem uma história de luta. Defendo que ele componha a chapa sendo candidato a senador, tendo como suplente um nome do Partido dos Trabalhadores”, explica.
Presidente do PT diz que escolha do PMDB não interfere no projeto do partido
Divisão interna
Após Iris Rezende desistir da pré-candidatura, alguns iristas disseram que a campanha de Friboi “esfriou”. Outros peemedebistas acreditam que o empresário anapolino precisa convencer Iris a compor a chapa majoritária. O presidente do partido Samuel Belchior afirma que não há divisão no partido. “Não vejo mais problema de unidade dentro do PMDB. Existiam duas teses- uns achavam que o Iris deveria ser candidato a governador, outros queriam Friboi. A partir do momento que o Iris desistiu da candidatura acabou”.
José Nelto ainda diz que Friboi precisa aglutinar e convencer Iris a compor a chapa majoritária. “Está nas mãos dele. Ele está com a bola, ele precisa rolar a bola, ele tem que mostrar determinação de candidato e ter uma proposta de governo para mudar o Estado de Goiás. Estamos aguardando os próximos acontecimentos para a campanha deslanchar”, pontuou.