Foi divulgado o resultado de uma operação conjunta realizada entre a delegacia do consumidor (Decon) e a Celg, denominada apagão. A ação teve como objetivo prender proprietários de estabelecimentos comerciais que praticam furtos de energia, adulterando padrões.

Nessa primeira etapa sete estabelecimentos foram fiscalizados. Em três deles foram encontradas irregularidades e um dos proprietários foi preso.

O titular da delegacia do consumidor, Eduardo Prado explica como os proprietários dos estabelecimentos comerciais realizavam as fraudes contra a Celg. “Geralmente eles fraudam os relógios, alteram o padrão, mudam a fiação. colocam dispositivos para acionar e desacionar quando os fiscais chegam”.

De acordo com o delegado adjunto da Decon, Frederico Maciel, um dos responsáveis pela operação apagão, além de fraudar a energia elétrica, foram encontradas mercadorias com prazo de validade vencido.

Com a fraude, o prejuízo da Celg chega a cerca de 13 milhões e meio de reais. O superintendente de comercialização da empresa, Leandro Chaves de Melo, ressaltou que o maior prejuízo acaba sendo pago pelo consumidor.

*Com informações de Jerônimo Junio