A Mostra Competitiva do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), edição 2014, teve início na tarde desta quarta-feira, dia 28 de maio. Foram exibidos oito filmes entre longas, médias e curtas-metragens. Um dos destaque do primeiro dia de competição foi o longa documentário Refugiados em sua Própria Terra, dos diretores argentinos Fernando Molina e Nicolás Beti. O filme acompanha o cotidiano de um pequeno grupo de moradores de uma cidade no sul do Chile que retornam para suas casas após a erupção de um vulcão e a inundação de toda a cidade provocada pelo transbordamento de um rio. Embora o governo insista para que eles abandonem o local e se transfiram para outra localidade, eles resistem e não querem abrir mão de sua terra.

Outro longa que teve boa recepção na tarde de ontem foi o dinamarquês Expedição ao Fim do Mundo, de Daneil Denick. O documentário acompanha um grupo de cientistas e artistas que participam de uma viagem de exploração a bordo de uma escuna ao nordeste da Groenlândia, território gelado na região do Ártico e muito pouco explorado.

Entre os filmes brasileiros, o principal destaque do primeiro dia de exibições do Fica 2014 foi o curta goiano Ainda Que Se Movam os Trens, ficção dirigida por Marcela Borela, Henrique Borela e Vinícios Berger. A tarde de terça ainda teve a exibição de duas animações em curta-metragem, um média documental sobre a drama dos palestinos em território ocupado por Israel e outros três curtas de não-ficção.

O Fica 2014 é realizado de 27 de maio a 1º de junho na Cidade de Goiás. Serão 31 filmes na competição oficial, além de shows de Gal Costa, Nação Zumbi e Pato Fu e a realização de debates, seminários, fóruns e palestras. Entre os principais convidados internacionais do festival, está o professor e pesquisador de cinema da Universidade de Nova York, Robert Stam, autor de livros como O Espetáculo Interrompido, Introdução à Teoria de Cinema e Crítica da Imagem Eurocêntrica, que participa de um fórum no Fica 2014 sobre a relação entre ficção e documentário no cinema contemporâneo.

(Fonte: Secult Goiás)