Nesta quinta-feira (6), a 3ª Rodada de Estudos Audiovisuais (REAU), abre as inscrições para uma série de cursos com realizadoras (es) e pesquisadoras(es) do cinema brasileiro, a ser realizada online, de 22 de agosto a 29 de setembro. Em entrevista ao programa Tom Maior da SagresTV, a documentarista e pesquisadora, Uliana Duarte, explicou sobre o projeto que pretende estudar, divulgar e fomentar o audio visual brasileiro.

Os cursos oferecidos nesta terceira rodada são: o roteiro no documentário, com a diretora e roteirista baiana Letícia Simões (inscrições até 16 de agosto); a prática no documentário – o processo de filmagem da trilogia do corpo, com o documentarista carioca Emílio Domingos (inscrições até 23 de agosto); narrativas de si no cinema – o olhar prismático da memória, com a pesquisadora Carla Milani Damião (inscrições até 30 de agosto); a imagem em regime adversativo, com o cineasta pernambucano Marcelo Pedroso (inscrições até 06 de setembro); e as linguagens do documentário, com a realizadora carioca Beth Formaggini (inscrições até 13 de setembro).

O projeto é desenvolvido pela produtora goiana Nonanuvem Filmes, com apresentação do Fundo de Arte e Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás. “Existe uma riqueza e uma variedade muito grande em realizar um documentário. Então, o projeto vem mostrar isso, mostrar como você pode pensar no roteiro, nos vários tipos de documentários, as abordagens, como é antes de filmar, como roterizar e o que acontece depois da filmagem”, explica Uliana Duarte.

A rodada, originalmente prevista para ser presencial, foi remodelada em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Esse ano, por causa da Covid-19, pela primeira vez a gente está realizando de forma virtual”, ressalta a documentarista, e explica que além dos cursos “os encontros consistem, também, em mostras de filmes e bate-papos… no período noturno, de segunda a sexta-feira, do dia 24 de agosto até o dia 29 de setembro.”

A participação nos cursos é gratuita e pode ser solicitada mediante inscrição online no endereço cinemareau.com, onde as ementas já se encontram disponíveis. A seleção será feita pela produção do evento, juntamente com os ministrantes de cada curso, a partir dos currículos dos inscritos. Cada curso tem carga horária de 20 horas-aula, com emissão de certificados, e 50 vagas em cada módulo, entre estudantes e profissionais de comunicação, cinema e audiovisual, além de demais interessados.

Assista à entrevista na íntegra no Tom Maior #69