Foto: Pexels
Uma doença silenciosa. O diagnóstico da endometriose é clínico, ou seja, com base em suspeitas e não em certezas. O Grupo de Apoio às Portadoras de Endometriose e Infertilidade, o Gapendi, e o ginecologista Edvaldo Cavalcante ouviram 3 mil mulheres com a enfermidade e divulgou uma pesquisa na qual 57,3% delas disseram ter consultado mais de três médicos para identificar e 38% afirmaram ter demorado de 5 a 8 anos para saber o que lhes causava tanto sofrimento.
No caso da assessora de imprensa Ana Priscila Donato, não foi diferente. Ela relata que precisou fazer um exame específico aos 20 anos. “A única forma de detecção da doença, para dizer assim ‘com certeza você tem endometriose’, era fazendo uma laparoscopia. Era um exame muito invasivo”.
Ouça a reportagem completa de Jordanna Ágatha
{source}
<iframe width=”100%” height=”300″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/534752058&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true”></iframe>
{/source}