Agentes de Segurança Prisional e Vigilantes Penitenciários Temporários, plantonistas da Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, flagraram na noite deste sábado (20), por volta das 22h, dois presos que tentavam levar para as celas 800 gramas de maconha, 12 latas de cerveja, 12 litros de bebida deslitalada, nove celulares com um carregador de bateria de celular e quatro facas profissionais.

A quantidade de maconha apreendida é uma das maiores apreensões da droga já feitas no estabelecimento. Todo o material estava em uma sacola que teria sido arremessada pelo alambrado da unidade durante a forte chuva que caiu no local na sexta-feira (19). Na hora que um dos suspeitos se deslocava para o alojamento de posse da sacola ele a deixou no corredor. “O preso abandonou o material por ter percebido que já estava sendo observado pelos plantonistas que aguardavam a hora certa da abordagem”, explicou o diretor do Semiaberto, Rodrigo Arantes. “O pessoal que estava de plantão ontem é rigoroso e muito criterioso e, por isso, conseguiram realizar o flagrante”, completou o diretor.

Rodrigo Arantes informou que os dois presos: Alex Mauro Max, condenado por tráfico de drogas e roubo; e Diego Pereira de Sousa Xavier, condenado por furto e roubo, suspeitos de serem os donos do material apreendido, foram encaminhados para o 4º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia, onde foi registrado o flagrante. Eles ficaram presos pelo registro do fato novo e deverão ser encaminhados para a Casa de Prisão Provisória (CPP). O material que estava com eles também ficou na delegacia. Os dois, por estarem cumprindo pena em regime semiaberto, apenas pernoitavam no presídio.

A direção da Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto de Aparecida de Goiânia vai, nesta segunda-feira (22), abrir sindicância para apurar as circunstâncias do flagrante e apurar responsabilidades. No local, estão abrigados 405 presos.

Informações da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal.