
No Dia das Mães, a Sagres 730 preparou um especial com as matriarcas de jogadores do futebol goiano. Como a dona Shirley, que bateu um papo descontraído com o comentarista Charlie Pereira sobre as aventuras do então pequeno Fábio. Hoje Fábio Sanches, zagueiro e vice-capitão do Goiás.
O jogador de 29 anos, que está desde 2017 em Goiânia, é natural de São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde Shirley ainda mora. De uma família de três garotos, os outros chamados Ricardo, de 39 anos, e Roberto, de 33, Fábio é o caçula da turma. “Os outros tentaram também. Eles jogam nas quadras aqui, mas só o Fábio levou o futebol adiante”, revelou a mamãe.
Cria do Mogi Mirim, também no interior paulista, o defensor já tem uma década como profissional. Segundo a mãe, “o Fábio sempre gostou de jogar bola. Desde o ‘prézinho’ jogava, e não gostava de perder. Se perdia, chorava e xingava. Na escola, era escolhido para ser o parceiro dos colegas e sempre foi ligado ao futebol. Ia para o campinho, jogava com o pai e os irmãos, então acho que já era um dom”.
O passatempo virou coisa séria ainda na adolescência. Shirley percebeu que seu filho estava destinado ao futebol “quando teve um jogo em uma cidade próxima, em Jacareí, e o Mogi veio jogar. A escolhinha chamou ele para ir no lugar de outro menino que não foi e eles gostaram do Fábio. Na época tinha 14 para 15 anos, aí vi que ele iria embora”.
A distância é inevitável na profissão de Fábio, que, antes de Goiânia, já morou em Natal-RN, Arapiraca-AL, Belém-PA e Florianópolis-SC. “Essa área acaba levando para longe da gente, mas enquanto estava aqui por perto não perdíamos nenhum jogo e estávamos sempre juntos para dar apoio. Quando foi mais para longe, daí ficou um pouco mais distante e o coração aperta um ‘pouquinho’, mas estamos sempre se falando”, frisou.
Dona Shirley, que já visitou a capital goiana, acompanha as partidas sempre que possível. A mamãe coruja contou que “às vezes fico sozinha em casa e quando o começa o jogo falo com a televisão, grito com o Fábio e pareço uma doida dentro de casa. Quando é um jogo maior, tenho os meus outros filhos e assistimos juntos, mas quando estou sozinha pareço uma doida gritando com ele (risos)”.
O pai do zagueiro faleceu em 2016, antes da transferência para o Goiás. Sua mãe recordou que “o meu marido era fanático por futebol, então ele queria que um deles seguisse no futebol, porque acho que não teve essa oportunidade e se empenhou para que um deles fosse algo que ele sempre desejou. Ele era demais, dava muita palpite e fazia críticas, então acho que pesou bastante as opiniões dele com o Fábio”.
Em janeiro de 2018, Fábio Sanches rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. A previsão de nove meses parado se estendeu e o retorno aconteceu somente um ano depois. Shirley destacou que “quando aconteceu isso, eu estava assistindo o jogo. Foi terrível tanto tempo parado e veio aquela preocupação, será que vai voltar da mesma maneira, mas oramos muito para que desse tudo certo”. Recuperado, o jogador de 29 anos recuperou o posto de titular durante a Série A do Campeonato Brasileiro.

Em contato com a reportagem da Sagres 730, o zagueiro do Goiás deixou uma mensagem para a dona Shirley. “Falar da minha mãe é muito bacana e importante, porque ela sempre foi muito presente na minha vida. Sei que tem muitos jogadores que não têm a família presente, e no meu caso sou grato a Deus por isso e à ela também. O meu pai, quando era vivo, sempre me incentivou a jogar, só que quando eu aprontava ele me deixava um pouco mais à vontade, não pegava muito no meu pé”.
“Quem puxava a minha orelha era a minha mãe, sempre tentando me colocar no caminho e tentando fazer que seguisse no mundo do esporte. Tive alguns momentos de desânimo, em que quis parar, e ela sempre me incentivou. Se hoje estou aqui e jogo em um clube grande, devo muito à minha mãe e ao meu pai. É uma batalhadora e queria dizer que tenho muito orgulho dela. Uma mulher especial para mim, que hoje, tendo um pouco mais de condições financeiras, procuro fazer de tudo por ela, porque ela já fez muito por mim”, completou.